O que fazer em Rennes: Os 15 melhores pontos turísticos
Você está planejando visitar Rennes, a capital da Bretanha (Bretagne em francês) para um fim de semana ou um curto feriado?
Para ajudá-lo a planear a sua estadia, criei este guia da cidade com todos os pontos turísticos e atrações imperdíveis em Rennes e arredores.
Vou começar com as 15 melhores coisas para fazer e ver em Rennes e arredores, e depois dar-lhe as minhas dicas e itinerários para visitar Rennes em 1, 2 ou 3 dias. No final deste artigo, você também encontrará uma lista dos meus restaurantes e acomodações favoritos em Rennes.
Então, o que fazer em Rennes? Quais são as melhores atividades e lugares para visitar?
Vamos descobrir!
Sommaire
- O que fazer em Rennes: Os 15 melhores pontos turísticos
- 1. Centro histórico de Rennes
- 2. Catedral de Rennes
- 3. Os Portões Mordelaises
- 4. Place des Lices Market
- 5. Praça da Câmara Municipal de Rennes
- 6. O Parlamento da Bretanha
- 7. Thabor Park
- 8. O Champs Libres
- 9. Museu de Belas Artes de Rennes
- 10. La Vilaine à Rennes
- Coisas para fazer ao redor de Rennes
- O que fazer em Rennes em um dia
- O que fazer em Rennes em 2 dias
- O que fazer em Rennes em 3 dias
- Onde comer em Rennes
- Onde ficar em Rennes
- Mapa turístico de Rennes
- Você está viajando pela França? Esses artigos vão te ajudar!
1. Centro histórico de Rennes
Começamos esta jornada na cidade com a visita do centro histórico de Rennes, onde a maioria dos pontos de interesse estão localizados.
Aqui você pode descobrir uma das características únicas da cidade: suas casas de enxaimel com fachadas coloridas. Você pode não saber, mas Rennes é uma das cidades na França que tem o maior número de casas em enxaimel. No total, são 286! Para admirá-los, pegue as encantadoras ruas de paralelepípedos como as ruas Le Chapitre, Psalette e Saint-Sauveur.
É também no bairro histórico que a maioria dos monumentos imperdíveis de Rennes estão localizados. Você pode, por exemplo, ver a prefeitura, a casa de ópera ou a catedral de Rennes. Esses edifícios são parte de nossas principais descobertas, vou contar um pouco mais sobre eles abaixo.
E como em qualquer centro histórico, você encontrará muitos cafés e restaurantes para comer e beber.
2. Catedral de Rennes
Reconstruída várias vezes, em construção durante séculos e finalmente restaurada entre 2009 e 2014, a catedral de São Pedro de Rennes (cathédrale Saint-Pierre de Rennes em francês) de Rennes irá surpreendê-lo.
Com um exterior bastante clássico, é por dentro que você pode admirar sua verdadeira beleza. De inspiração italiana, você pode ver magníficos vitrais, um altar romano, ricas decorações e pinturas, uma abóbada lindamente decorada e os grandes órgãos datados do século XIX.
A razão de todo este esplendor é que a Catedral de São Pedro de Rennes foi o lugar de coroação dos duques e duquesas da Bretanha. Imagine que ele abrigou alguns momentos importantes da história da França e da Bretanha! Um ótimo lugar para se visitar em Rennes.
3. Os Portões Mordelaises
Este edifício é caracterizado por uma grande porta usada para a passagem de veículos e uma pequena porta de pedestres, cercada por 2 torres simétricas erguidas com Mata-cães. O portão foi fechado por uma ponte dupla e serviu como sistema de defesa para a cidade.
Na época, todos os duques da Bretanha tiveram que fazer um juramento sob esta porta antes de serem introduzidos, o que lhe valeu o apelido de “porta real”.
Hoje é um dos únicos remanescentes das muralhas de Rennes. Ele foi severamente afetado pelo tempo, mas um projeto de desenvolvimento atualmente em andamento deve dar origem a um passeio ao longo das muralhas.
Não hesite em dar uma olhada no Mordelaises Gates durante a sua visita ao centro histórico. Está localizado perto da catedral de Rennes.
Vais para Rennes?
Provavelmente já sabes: a parte mais difícil de planear a tua viagem é encontrar um hotel com uma boa relação qualidade/preço!
Felizmente, há uma solução muito simples para este problema: faz como eu e reserva o teu hotel o mais cedo possível!
Por isso, o meu melhor conselho é que tires 5 minutos (agora) para veres a lista dos hotéis preferidos dos viajantes em Rennes.
E se vires uma boa oferta, reserva-a!
A maioria dos hotéis oferece cancelamento gratuito, por isso é rápido, fácil e evitarás o inconveniente de encontrar apenas quartos medíocres a preços exorbitantes.
Para verificares as melhores ofertas actuais para o teu hotel em Rennes, basta clicares no botão verde abaixo 😎:
Uma vez que tenhas reservado o teu hotel, é hora de continuar a ler este guia e descobrir mais sobre as melhores coisas para fazer em Rennes!
4. Place des Lices Market
Se você estiver em Rennes em uma manhã de sábado, deve ir ao mercado na “Place des Lices“, o segundo maior mercado de alimentos da França.
Além de estar localizado em um belo cenário cercado por grandes casas de enxaimel, você encontrará cerca de 300 produtores locais que vendem frutas, legumes, peixe fresco, carne e queijo.
Desde quase 4 séculos, é um evento importante na vida da cidade para os nativos e turistas. Um ótimo lugar para comprar comida de qualidade a preços atraentes. O mercado é principalmente dedicado à comida, mas há também uma parte muito boa vendendo flores.
5. Praça da Câmara Municipal de Rennes
A Praça da Câmara Municipal de Rennes (“Place de l’Hôtel de Ville”) é a praça mais bonita da cidade e merece realmente uma visita pelos seus 2 monumentos históricos: a Câmara Municipal e a Ópera.
A Câmara Municipal foi construída em 1720, após o grande incêndio que devastou Rennes. O arquiteto decidiu agrupar três monumentos em um só: a Prefeitura, o tribunal judicial e a torre do relógio no meio. O resultado é um edifício em forma côncava muito estético.
A prefeitura também abriga seu próprio pequeno Panteão, uma sala adornada com placas de mármore gravadas com os nomes de todos os Rennais (habitantes de Rennes) que morreram enquanto lutavam pela França. Você pode visitá-lo gratuitamente.
Em frente à Câmara Municipal é o 2º edifício notável da praça, a Ópera de Rennes. Sua forma arredondada foi projetada para se encaixar perfeitamente na forma curva da Prefeitura. Isso dá à praça uma certa originalidade, mas estava longe de ser unânime na época de sua inauguração. Com apenas 642 lugares, é uma das menores casas de óperas da França.
Várias vezes por ano, a Ópera abre suas portas com visitas e ensaios abertos. Você também pode comprar ingressos para participar de uma apresentação. A cada dois anos, a última ópera da temporada é transmitida ao vivo em telas gigantes em toda a cidade, apresentando essa arte a um público mais amplo.
Encontre todas as informações sobre a Ópera House de Rennes em seu site oficial (em francês)
6. O Parlamento da Bretanha
O Parlamento da Bretanha (“parlement de Bretagne”) é o monumento mais famoso de Rennes e um dos símbolos da Bretanha.
Foi abrigar o parlamento até a revolução de 1790, e depois serviu como um tribunal de justiça. Destruído por um incêndio em 1994, e restaurado com perfeição, agora abriga a Corte de Apelação da Bretanha e a Corte de Assis de Ille-et-Vilaine.
Você pode visitar o parlamento, no entanto, primeiro você precisa ir ao Posto de Informação Turística, como eles organizam as visitas. É um dos poucos lugares na França que combina o exercício da justiça com passeios turísticos.
A visita permite que você admire a sala mais famosa do Parlamento, o Grand’Chambre, com seus exclusivos painéis de madeira dourada esculpida e telas pintadas.
7. Thabor Park
O Thabor Park é um ótimo lugar para relaxar em Rennes, tanto para turistas quanto para os moradores que o chamam de “Central Park of Rennes”.
Cobrindo mais de 10 hectares, este parque combina um jardim francês, um jardim inglês, uma caverna, bacias e cachoeiras, um jardim botânico, um aviário, um quiosque de música e um jardim de rosas com mais de 2.000 variedades de rosas. Adicione playgrounds para as crianças e você terá encontrado o lugar perfeito para passar uma tarde com sua família e desfrutar da natureza.
Para os mais esportivos, o parque também oferece pista de corrida de 1,5 km, não havendo desculpa para pular de esporte durante as férias.
No verão, todos os domingos à noite, você também poderá assistir a shows de música e dança organizados no quiosque de música e no teatro silvestre.
Finalmente, todos os anos, o Thabor Park recebe o Mythos Festival, um festival de primavera de artes mistas.
Lista de atividades: narração de histórias para crianças, música, teatro e gastronomia com uma tenda dedicada onde 50 chefs são convidados a mostrar sua culinária.
8. O Champs Libres
O Champs Libres é o centro cultural de Rennes. Há muitas coisas para ver e atividades para fazer lá!
Este complexo é composto por:
- O Museu Brittany, que retrata a região desde a pré-história até os dias atuais, através de uma rica coleção de objetos.
- O Centro de Ciências e seu planetário, que oferece uma grande variedade de exposições temporárias sobre biodiversidade, trens de alta velocidade, alimentos e dinossauros. As crianças apreciarão particularmente o laboratório de Merlin, onde poderão descobrir ciência com jogos. E o planetário é um ótimo lugar para aprender mais sobre o Universo.
- Uma enorme biblioteca de 6 andares que não apenas convida você a ler, mas também apresenta exposições temporárias. As fachadas de vidro permitirão que você admire um belo panorama sobre toda a cidade de Rennes.
Você encontrará todas as informações sobre as exposições temporárias, taxas de entroncamento e horários no site oficial do Champs Libres.
9. Museu de Belas Artes de Rennes
Outro museu agradável para visitar em Rennes é o Museu de Belas Artes (“Musée des Beauax-Arts”).
Criado em 1794 a partir de peças de arte apreendidas após a Revolução, notavelmente graças à coleção de curiosidades do marquês de Robien (Presidente do Parlamento da Bretanha até 1756), o museu viu sua coleção crescer ao longo dos séculos.
Atualmente, os maiores artistas como Leonardo da Vinci, Rembrandt e Donatello estão representados. O visitante viajará através da história e dos movimentos artísticos, das antiguidades egípcias à arte contemporânea. Há necessariamente uma pintura ou desenho que vai chamar sua atenção!
Você pode encontrar mais informações sobre o Museu de Belas Artes de Rennes em seu site oficial.
10. La Vilaine à Rennes
Outra grande atração turística de Rennes é o rio Vilaine, que atravessa de um lado para o outro e permite que você faça atividades seja na orla marítima ou na água.
Você pode começar sua caminhada pelo correio François Mitterrand, que lhe permite chegar ao cais de La Vilaine. Continue ao longo do cais, admire os edifícios e barcaças e pare nos jardins da confluência (Jardins de la Confluence). Esta área verde com pontões, passarelas e bancos é muito agradável e tranquila. É também o ponto de encontro dos pescadores.
La Vilaine ribeirinha também são muito agradáveis para andar de bicicleta. A principal ciclovia tem 45 quilômetros de extensão e começa no correio François Mitterand. Você pode começar do centro de Rennes e pedalar pelo caminho de sirga até as lagoas de Apigné.
Se você continuar mais ao sul, admire as marés, castelos e moinhos. Vá para o moinho de Boël (Moulin de Boël) que oferece um dos mais belos panoramas do rio.
E enquanto você está nisso, por que não tentar uma atividade náutica no Vilaine? Seja em uma canoa, remo ou barca, há atividades para todos. Escolha a opção de aluguel e vá para uma aventura!
Coisas para fazer ao redor de Rennes
Se você estiver em Rennes por vários dias, é uma boa ideia sair da cidade para descobrir os pontos de interesse da região da Bretanha! Aqui estão as minhas 5 coisas favoritas para fazer ao redor Rennes.
11. Saint-Malo
Saint-Malo, a cidade dos corsários, está localizada a menos de uma hora de carro de Rennes ou de trem. Suas muralhas são a atração imperdível, pois oferecem vistas de tirar o fôlego das praias, do porto, dos fortes e da cidade. Na maré baixa, você também pode dar um passeio na ilha Grand bé (“l´l du du Grand bé”).
12. Floresta de Brocéliande
A famosa floresta de Brocéliande, berço de muitas lendas e notavelmente a do Rei Arthur, Merlin, o Encantador e o cavaleiro Lancelot, está localizada a pouco menos de 45 minutos de Rennes. Se você escolheu visitar Rennes e seus arredores, este é o lugar ideal para uma caminhada em família na natureza!
E se você é solteiro, não se esqueça de verificar a fonte de Barenton e suas bolhas mágicas, que dizem ajudar as meninas a encontrar um marido x)
13. Cidade medieval de Fougères
Eu recomendo que você visite Fougères uma cidade muito bonita medieval a apenas 40 minutos de Rennes. É conhecida pelas suas ruas de paralelepípedos, casas em enxaimel e especialmente pelo seu belo castelo medieval. Meu conselho: faça a caminhada na muralha para aproveitar a vista panorâmica da cidade e seus arredores.
14. Cidade medieval de Vitré
Vitré é outra cidade medieval, também localizada a 40 minutos de carro de Rennes. Quanto a Fougères, você encontrará as ruas antigas, casas em enxaimel e um castelo medieval. Cabe a você escolher a cidade que melhor combina com você, já que pessoalmente adoro os dois! Se você gosta de arquitetura medieval, eles realmente são os melhores lugares para se visitar perto de Rennes.
Se você tiver tempo, uma boa ideia seria visitar ambos, pois eles estão apenas a 25 minutos de carro uns dos outros.
15. Essé – La Roche aux Fées
Também a 40 minutos de Rennes, você pode encontrar uma curiosidade geológica: La Roche-aux–Fées (A Rocha das Fadas), o maior dólmen da França. O local é impressionante com seus 40 blocos de pedra, alguns deles pesando mais de 40 toneladas.
A lenda diz que foi construída pela Fada Viviane, com a ajuda de outras fadas. Para os amantes, vire o monumento, cada um de vocês em uma direção diferente. Conte as pedras, se você encontrar o mesmo número, seu casal deve durar!
O que fazer em Rennes em um dia
Em um dia em Rennes, eu aconselho você a fazer o seguinte:
- Comece sua visita no centro histórico para admirar as casas de enxaimel
- Entre na catedral de São Pedro de Rennes
- Atravesse os portões de Mordelaises
- Pausa para almoço em um dos muitos restaurantes da cidade velha
- Visite o Parlamento da Bretanha
- Passe um fim de tarde tranquilo no Thabor park
O que fazer em Rennes em 2 dias
Para uma estadia de 2 dias em Rennes, basta pegar o itinerário para o primeiro dia e adicionar os seguintes pontos de interesse:
- Se você tiver filhos ou simplesmente gosta de museus de ciências, comece o dia com o Centro de Ciências e o Planetário
- Visitar o Museu de Belas Artes
- Pausa para o almoço
- Andar a pé, de bicicleta ou de barco ao longo do rio Vilaine.
O que fazer em Rennes em 3 dias
Em 3 dias em Rennes, você terá tempo para ver todos os pontos turísticos da cidade e até mesmo para visitar os arredores de Rennes, com, por exemplo, um último dia dedicado a Saint-Malo ou a floresta de Brocéliande.
Onde comer em Rennes
- La Saint Georges: Localizado no centro de Rennes, o restaurante é tão bem sucedido que o chefe abriu dois outros. Sem dúvida a melhor loja de panquecas em Rennes, o Saint Georges oferece panquecas deliciosas e originais com produtos frescos e de qualidade. Detalhe engraçado, todos os bolos salgados são nomeados após um famoso George. Pela primeira vez você pode se divertir com Georges Clooney !!
- Le 2 Rue des Dames: Localizado no centro histórico de Rennes. Restaurante que oferece excelentes pratos sazonais preparados com produtos de qualidade. A melhor relação qualidade / preço é a cidade garantida, com um menu de almoço a partir de 13 €.
- Café Breton: Localizado na Rue Nantaise, muito perto da catedral. Este restaurante rústico e típico da Bretanha oferece cozinha tradicional com produtos sazonais frescos. Os pratos são generosos por um preço muito bom.
Onde ficar em Rennes
- Hôtel Arcantis le Voltaire: Localizado a 2 km de Rennes Catehdral. Este hotel simples, mas limpo e confortável oferece quartos a partir de 42 € por noite, café da manhã a 8 €. Pontos fortes: a área tranquila, o terraço, o estacionamento gratuito e um copioso café da manhã. A melhor escolha para uma estadia de orçamento em Rennes!
- Aparthôtel Adagio Access Centres Rennes: 5 minutos a pé do centro de Rennes. Apartamento moderno e luminoso, com cozinha totalmente equipada a partir de 72 € por noite, café da manhã a 8.50 €. Pontos fortes: a capacidade de cozinhar na cozinha, perto do centro da cidade, hotel muito tranquilo, funcionários simpáticos.
- Odalys Appart’hôtel Lorgeril: Localizado muito perto do correio François Mitterand. Moderno e espaçoso apartamento com quitinete de 80 €, pequeno almoço a 12 €. O que eu amei: localização, sala silenciosa, roupa de cama confortável e equipe do hotel incrível.
- Balthazar Hotel & Spa – MGallery by Sofitel: Hotel 5 estrelas localizado no centro da cidade, a 200 metros do museu de belas artes. Muito confortáveis quartos duplos a partir de 170 €, café da manhã a 25 €. Pontos fortes: o Spa, a bela decoração dos quartos, a roupa de cama perfeita, o staff, a calma. O melhor hotel para uma estadia de luxo em Rennes!
Mapa turístico de Rennes
Para ajudá-lo a visualizar a cidade um pouco melhor, fiz para você um mapa turístico de Rennes, listando todos os melhores lugares para visitar de que falei neste guia. Você pode exibir a legenda do mapa clicando no botão superior esquerdo com uma pequena seta.
E você, o que planeja fazer em Rennes?
🚗 Alugue um carro
🗽 Reservar bilhetes sem fila e visitas guiadas
🏄 Reserve as suas actividades desportivas
🚤 Reserve o seu barco de aluguer
🌍 Faça um seguro de viagem
🙎 Reservar uma viagem organizada
🚅 passagem de trem
✈️ Reserve o seu voo
Você está viajando pela França? Esses artigos vão te ajudar!
Explore todos os nossos artigos sobre a França: Todos os artigos do Voyage Tips sobre a França estão listados aqui.
- Annecy: As 15 melhores coisas para fazer e ver
- Nice: As 15 Atrações a não perder
- Estrasburgo: As 25 melhores coisas para fazer
Discussion2 comentários
Boa Tarde, estou a adorar as suas dicas do que fazer em França.
Em relação a este post, não se poderia considerar uma visita ao Monte Saint Michel?
Com os melhores cumprimentos,
Eládio Terra
Boa tarde Eládio,
Muito obrigado!
Sim, de Rennes, pode ir e visitar o Monte Saint Michel.
É cerca de 1h15 de carro.
Não hesite se tiver outras perguntas.