O que fazer em Roma: Os 25 melhores pontos turísticos
Então, você está planejando visitar Roma durante sua próxima viagem à Itália?
Com sua amante ou família, Roma é o lugar perfeito para passar um fim de semana de 2-3 dias, especialmente porque a cidade pode ser facilmente visitada a pé!
A fim de ajudá-lo a planejar sua estadia, escrevi este guia sobre as melhores coisas para fazer em Roma, com todas as atrações e pontos de interesse imperdíveis.
No final do artigo, você também encontrará roteiros para visitar Roma em 1, 2 ou 3 dias (ou mais!), Bem como minhas sugestões sobre as melhores acomodações, dependendo do seu orçamento.
Então, quais são os melhores pontos turísticos em Roma? Vamos descobrir!
Sommaire
- O que fazer em Roma: Os 25 melhores pontos turísticos
- Turismo em Roma: 25 pontos de interesse, atrações e dicas
- 1. O Coliseu e seus jogos assassinos
- 2. O Fórum Romano
- 3. O Monte Palatino
- 4. Piazza Venezia
- 5. Piazza del Campidoglio (Praça do Capitólio)
- 6. O Panteão
- 7. Piazza Navona
- 8. Fontana di Trevi
- 9. Desfrutar de um gelato (sorvete italiano)
- 10. Ir às compras em Roma
- 11. Piazza di Spagna
- 12. Visitar as igrejas de Roma
- 13. Jardins da Villa Borghese
- 14. Visitar os museus de Roma
- 15. Piazza del Popolo
- 16. A ponte e o Castel Sant’Angelo
- 17. O Vaticano
- 18. Praça de São Pedro
- 19. Basílica de São Pedro
- 20. Distrito de Trastevere
- 21. Onde comer em Roma: almoce em uma trattoria!
- 22. Campo di Fiori
- 23. Distrito de San Lorenzo
- 24. Monte Aventino
- 25. Visitar as Catacumbas de Roma
- Coisas para fazer em Roma quando chove
- Coisas para fazer em Roma à noite
- As 7 melhores coisas para fazer em Roma com a família
- Visitar Roma a pé
- Quantos dias para visitar Roma?
- 1 dia em Roma
- 2 dias em Roma
- Visitar Roma em 3 dias
- 4 dias em Roma
- 5 dias em Roma
- Onde ficar em Roma
- Mapa turístico de Roma
- Como ir a Roma?
- Como chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto de Roma
- As melhores coisas para fazer em Roma: Eu respondo a todas as tuas perguntas
- Você está viajando pela Itália? Esses artigos vão te ajudar!
- Turismo em Roma: 25 pontos de interesse, atrações e dicas
Turismo em Roma: 25 pontos de interesse, atrações e dicas
1. O Coliseu e seus jogos assassinos
Vamos começar esta lista das atrações imperdíveis com o Coliseu, localizado no Centro Histórico (“Centro Storico” em italiano). É o monumento mais emblemático para visitar em Roma! Com uma capacidade de mais de 50.000 espectadores, é o maior anfiteatro do mundo romano. Muito sangue foi derramado nestas arenas, onde os famosos combates de gladiadores, lutas de animais e jogos romanos foram realizados, sempre seguido por mortes horríveis.
A visita não é gratuita e você provavelmente terá que esperar por algumas horas antes de chegar lá, se você estiver indo na alta temporada.
Aqui está a minha dica: para evitar esperar na fila por horas, você pode:
- Comprar o bilhete sem fila para o Coliseu, com ou sem visita guiada. Você precisa comprá-los aqui.
- Comprear o Rome City Pass (clique aqui), um passe para todos os acessos sem limite de tempo e passe livre pelas entradas de linha dos locais turísticos mais famosos de Roma e Vaticano. (Coliseu é claro incluído). Você também recebe descontos de 10% ou mais em outras atividades.
E você sabe o melhor sobre esse passe? Também inclui um guia de áudio gratuito.
É novo e oferece um valor incrível para o dinheiro!
- Compre o Vatican & Rome City Pass (Omnia Card) – clique aqui: é o passe mais completo para visitar Roma. Você receberá descontos em mais de 40 atrações + transporte público gratuito.
Eu pessoalmente economizei mais de 50 euros graças ao Omnia Card durante a minha estadia em Roma! (E algumas horas de espera na fila 😋)
2. O Fórum Romano
O bilhete comprado no Coliseu também inclui acesso ao Fórum Romano e ao Monte Palatino (vou falar sobre isso logo abaixo), então seria uma pena perdê-los, já que os três pontos turísticos estão interligados.
O fórum era o centro da cidade e você pode ver ruínas de mercados antigos, edifícios administrativos e religiosos. No entanto, você não encontrará nenhuma explicação no site, portanto, se estiver interessado em história, você deve realmente optar por uma visita guiada.
Recomendo-lhe que escolha a visita de pequenos grupos ao Coliseu + Fórum Romano + Monte Palatino. É a mais completa e está disponível em inglês, italiano, espanhol ou francês, o que é realmente conveniente!
Reserve clicando no botão abaixo:
3. O Monte Palatino
Este é o terceiro ponto de interesse incluído no ingresso do Coliseu.
O Monte Palatino, uma das 7 colinas de Roma, está de acordo com a mitologia, o lugar onde a cidade foi fundada por Rômulo e Remo. Como você deve saber, eles são os dois gêmeos que teriam sido encontrados e amamentados por um lobo em uma caverna. No topo do Monte Palatino, você terá acesso a esta caverna e às ruínas das residências de figuras históricas como Augusto, o primeiro imperador romano.
4. Piazza Venezia
Não muito longe do Fórum Romano, no outro extremo da Via dei fori impierali, você pode encontrar a Piazza Venezia, uma das principais praças de Roma. De lá, todas as ruas levam às principais atrações turísticas de Roma!
É aqui que você pode admirar o Monumento a Victor Emmanuel II, também chamado de “Altare della Patria” ou “Vittoriano”, um enorme edifício de mármore branco dedicado ao primeiro rei da Itália, Victor Emmanuel II.
Ao lado da praça, há também a famosa coluna de Trajano, com baixos-relevos refazendo as conquistas militares do imperador Trajano.
Do telhado do edifício também se pode desfrutar de uma vista panorâmica soberba de toda a cidade. O acesso faz-se através de um elevador de vidro na parte de trás do edifício.
Os bilhetes para este elevador podem ser reservados com antecedência, clicando aqui!
Incluem também um filme de 25 minutos sobre Roma Antiga, um bilhete para o Museu do Risorgimento e para o Museu Nacional do Palácio de Veneza.
Vais para Roma?
Provavelmente já sabes: a parte mais difícil de planear a tua viagem é encontrar um hotel com uma boa relação qualidade/preço!
E isso é ainda pior nas grandes cidades europeias 😅.
Quanto mais perto estiveres das datas da tua viagem, mais difícil será conseguir um bom negócio. Dezenas de milhares de pessoas vão visitar Roma nas mesmas datas que tu, por isso podes ter a certeza de que as melhores ofertas são reservadas muito rapidamente!
Felizmente, há uma solução muito simples para este problema: faz como eu e reserva o teu hotel o mais cedo possível!
Por isso, o meu melhor conselho é que tires 5 minutos (agora) para veres a lista dos hotéis preferidos dos viajantes em Roma.
E se vires uma boa oferta, reserva-a!
A maioria dos hotéis oferece cancelamento gratuito, por isso é rápido, fácil e evitarás o inconveniente de encontrar apenas quartos medíocres a preços exorbitantes.
Para verificares as melhores ofertas actuais para o teu hotel em Roma, basta clicares no botão verde abaixo 😎:
Uma vez que tenhas reservado o teu hotel, é hora de continuar a ler este guia e descobrir mais sobre as melhores coisas para fazer em Roma!
5. Piazza del Campidoglio (Praça do Capitólio)
Suba a ampla escadaria que leva ao Monumento a Victor Emmanuel II e você chegará à Praça do Capitólio. Projetado pelo próprio Michelangelo, era antigamente o coração político e religioso de Roma. Na Praça do Capitólio, você pode ver:
- O Palácio Senatorio ou Palácio Senatorial
- O Palazzo dei Conservatori ou Palácio dos Conservadores
- Palazzo Nuovo ou Palácio Novo, que agora abriga os Museus Capitolinos e o Museu de Arte e Arqueologia. Uma das peças de arte mais famosas que você pode encontrar lá é a estátua do lobo Capitolino: Aquela com a mítica loba amamentando Rômulo e Remo. Você pode já ter visto, está em quase todos os livros de história! Não esqueça de comprar seus ingressos com antecedência aqui.
6. O Panteão
O Panteão é o edifício antigo melhor preservado em Roma e outra atração turística imperdível para adicionar a esta lista!
Originalmente dedicado a todas as divindades da mitologia, tornou-se uma igreja cristã no século VII.
No interior, admire a imensa cúpula e o oculus (a abertura na cúpula), dando ao local uma iluminação única.
No Panteão, você também pode ver os túmulos de Rafael (o famoso artista) e Victor Emmanuel II (primeiro rei da Itália, como mencionado acima, quando falei sobre o belo edifício dedicado a ele na Piazza Venezia)
Desde julho de 2023, o acesso ao Coliseu está sujeito a uma taxa e requer um bilhete de entrada (custo: 5 euros). Para visitar, deve reservar o seu bilhete no sítio Web oficial.
E se quiser obter mais informações históricas, é melhor obter o bilhete rápido + audioguia clicando aqui:
E para explicações mais detalhadas, pode também escolher uma visita guiada ao Panteão, clicando aqui!
A Piazza Navona está localizada no coração do centro histórico, não muito longe do Panteão. é uma das praças mais bonitas e famosas de Roma! Lá, você pode admirar as 3 seguintes fontes:
- A Fontana dei Quattro Fiumi
- A Fontana del Nettuno
- A Fontana del Moro
É um ótimo lugar para tomar uma bebida ou comer sorvete em um dos muitos terraços, mas cuidado, já que este lugar é muito turístico, os preços são muito!
8. Fontana di Trevi
Também perto do Panteão, você encontrará a mais famosa fonte da Europa: A Fonte de Trevi (Fontana di Trevi em italiano). A deve ver para quem visita Roma.
Por causa da lenda que o rodeia, esta fonte também é conhecida por hospedar um grande número de propostas de casamento! Diz a lenda que, para salvar sua virgindade, uma jovem teve que revelar a localização da fonte para os romanos.
Na bacia, há inúmeras estátuas representando uma alegoria do mar, com Netuno em sua carruagem no centro. A tradição diz que você deve jogar duas moedas: uma para fazer um desejo e outra para voltar a Roma.
Atrás da fonte, um grande palácio barroco contribui muito para o encanto do lugar. Apenas uma coisa: o lugar é sempre lotado, então você terá um monte de problemas para fazer uma foto perfeita da fonte sem cabeças indesejadas! No entanto, a Fontana di Trevi é um importante ponto de interesse em Roma.
9. Desfrutar de um gelato (sorvete italiano)
Depois da Fonte de Trevi, para recuperar-se das suas emoções (se você foi proposto ou se você se ajoelhou enquanto suava com o estresse!) Ou simplesmente para fazer uma pequena pausa durante o dia, é hora de tomar um sorvete.
A grande novidade é que você está no lugar ideal, muito perto de uma das 2 melhores sorveterias de Roma: San Crispino, localizado na Via della Panatteria. A fila é muitas vezes impressionante, mas as melhores coisas da vida são as mais difíceis de obter!
E como as opiniões muitas vezes diferem sobre O melhor sorvete de Roma, eu também lhe dou o nome da concorrente direta de San Crispino, a gelateria “Giolliti” localizada na Via Uffici del Vicario. Seja qual você escolher, você enfrentará o mesmo problema de longa fila de espera e múltipla escolha de dilema de perfume.
E sim, como você sabe dos meus artigos sobre Nice ou Annecy, eu sou um grande fã de sorvete! Então eu tenho um conselho pro para lhe dar: teste os dois! É a melhor maneira de se decidir, não é?
10. Ir às compras em Roma
Se você quiser fazer compras em Roma, é o momento certo: você está perto das duas principais ruas comerciais.
Vá às compras na Via del corso
Vá para a Via del Corso para fazer algumas compras a preços razoáveis com grandes marcas como Zara ou H & M.
Vá às compras na Via condotti
Se você tiver um orçamento maior ou apenas quiser admirar as vitrines das lojas, continue na Via Condotti. É a rua mais prestigiada de Roma com marcas como Gucci, Armani ou Prada. Um pouco como o Champs Elysée em Paris!
11. Piazza di Spagna
A Via Condotti leva você diretamente à charmosa Piazza di Spagna, certamente uma das praças mais populares, graças à bela perspectiva que oferece.
A Piazza di Spagna está localizada no sopé da escadaria monumental que leva à igreja Trinità dei Monti. A escadaria florida é o lugar perfeito para fazer uma pequena pausa para turistas e italianos. Um local de encontro popular!
Na praça, você também pode ver a fonte Barcaccia, que contribui para o encanto do lugar.
12. Visitar as igrejas de Roma
Como eu estava dizendo, no topo da escada Piazza di Spagna, há a igreja Trinità dei Monti, que oferece uma vista deslumbrante da cidade. Sua localização faz com que seja uma das igrejas mais famosas de Roma. Você sabia que a cidade tem nada menos que 900?
Aqui está uma lista das igrejas mais bonitas de Roma, algumas delas são verdadeiras obras-primas da arquitetura!
Vamos começar pelas 4 maiores basílicas do mundo, que felizmente são todas em Roma:
- A Basílica de São Pedro na cidade do Vaticano, sobre a qual eu estou falando em detalhes abaixo
- A Basílica de San Giovanni in Laterano, segunda maior depois da Basílica de San Pietro, é também a catedral de Roma,
- A Basílica de São Paulo Fuori le Mura, que marca a localização da tumba de São Paulo.
- A Basílica di Santa Maria Maggiore, o maior santuário da cidade erguida para a virgem Maria
Algumas outras igrejas interessantes para ver em Roma:
- Chiesa del Gesù
- Basílica de Santa Maria em Trastevere
- Basílica di San Pietro in Vincoli
- Basílica de San Clemente al Laterano
- Igreja de Santa Maria della Concezione
- Chiesa di Sant’Ignazio di Loyola (minha favorita em Roma)
13. Jardins da Villa Borghese
Ao norte da Piazza di Spagna, existe o maior e certamente o mais belo parque público de Roma.
Os jardins da Villa Borghese oferecem um pouco de tranquilidade muito bem-vinda, depois das ruas movimentadas e atracções turísticas! Você será capaz de andar nas largas vielas sombrias e à beira de um lago cercado por templos, estátuas e muitas fontes. O parque também tem um belo jardim botânico.
Para chegar lá, vá até a Porta Pinciana ou Piazzale Flaminio, as duas entradas do parque.
14. Visitar os museus de Roma
O parque da Villa Borghese é também o lar de 3 museus:
- A galeria Borghese que contém uma coleção de pinturas e esculturas. Obtenha seus ingressos “sem fila” aqui!
- Museo Nazionale Etrusco, uma coleção de objetos pré-romanos
- Galleria Nazionale d’Arte Moderna com pinturas notáveis de Van Gogh e Cézanne
Além dos museus localizados no parque, há muitos outros para visitar em Roma, como:
- Os museus do Capitólio: Na Piazza del Campidoglio, falei um pouco antes
- Os museus do Vaticano: mais de 13 museus agrupados em um enorme conjunto arquitetônico de quase 7 quilômetros de comprimento! Várias rotas possíveis que variam de 1h30 a 5 horas de visita. Mas não se preocupe, todas as rotas terminam na famosa Capela Sistina. Para ter mais tempo para aproveitar as visitas, recomendo que você compre os ingressos antecipadamente. Você vai economizar muito tempo! Obtenha-os aqui agora.
- Museo Palatino, com tudo que os arqueólogos descobriram no Monte Palatino
- Galleria Nazionale d’Arte Antica ou Galeria Nacional de Arte Antiga, com uma coleção de pinturas italianas e europeias. Você deve ir lá para admirar as obras de Rafael ou Caravaggio.
15. Piazza del Popolo
A Piazza del Popolo ou a Praça do Povo está localizada perto da Villa Borghese. É uma das maiores praças de Roma. É um importante ponto de interesse, com suas fontes, 3 igrejas e obelisco. Da praça, subir as escadas até o topo da colina, você terá uma bela vista até o Vaticano.
16. A ponte e o Castel Sant’Angelo
Da praça, você pode seguir o Tibre até a ponte Sant’Angelo e o castelo de mesmo nome localizado na margem oposta.
A ponte é decorada com 10 estátuas representando anjos, todas desenhadas por Bernini. Da ponte, você terá uma vista magnífica da cidade e do rio.
O Castel Sant’Angelo, por outro lado, foi construído pelo imperador Adriano para servir de mausoléu. Mais tarde, começou a desempenhar um importante papel militar: até serviu de refúgio para os papas durante as invasões! Eles até criaram um acesso direto ao Vaticano.
Você pode visitar o castelo, ver os túmulos e os antigos apartamentos papas. Você não deve perder a bela vista da caminhada na muralha.
Não perca seu tempo esperando e compre antecipadamente os ingressos sem fila aqui.
17. O Vaticano
Um longo corredor leva do Castel Sant’Angelo ao Vaticano. Mesmo se você não é um crente, uma visita ao Vaticano é uma obrigação durante uma estadia em Roma.
É o menor país do mundo, mas é um dos lugares mais visitados durante uma turnê na Itália. Somente padres e freiras, alguns dignitários, guardas e, é claro, o papa tem permissão para morar lá.
Um pequeno fato sobre os guardas: eles são apenas suíços e devem ser católicos. Eles fazem um juramento de fidelidade ao próprio papa. Esta tradição remonta ao saque de Roma em 1527, quando os guardas suíços protegeram o papa durante sua fuga para o castelo de Sant’Angelo.
18. Praça de São Pedro
Você entrará no Vaticano através da famosa Praça de São Pedro (Piazza San Pietro em Italiano). Todos os anos, milhões de peregrinos e turistas vêm para ver esta praça!
A Praça de São Pedro foi projetada com o seguinte princípio em mente: eles queriam permitir que o maior número de pessoas visse o Papa dar sua bênção da sacada da Basílica de São Pedro.
Duas colunatas rodeiam a praça, formada por quase 280 colunas e 145 estátuas de santos. No centro da Praça de São Pedro, encontra-se um obelisco egípcio, rodeado por 2 grandes fontes. As longas filas de espera para visitar a basílica partem desta praça.
19. Basílica de São Pedro
Para visitar a Basílica de São Pedro, você terá que ser paciente (ou ser mais esperto que os outros e comprar os ingressos sem fila aqui!) No entanto, uma vez lá dentro, a impressionante basílica fará esquecer as longas horas de espera. Lá, você pode admirar muitos altares e monumentos e ficar impressionado com a rica decoração barroca. Ver:
- Os muitos monumentos funerários dos papas
- A famosa estátua de São Pedro
- A gigantesca cúpula projetada por Michelangelo.
No lado direito da basílica, você pode acessar a cúpula. Você precisa primeiro pegar um elevador e depois, o mais difícil, subir 323 degraus extras.
Não é recomendado para claustrofóbicos, o teto é baixo e os corredores estreitos, mas seu esforço será grandemente recompensado pela vista magnífica da cidade de Roma.
A entrada para a Basílica de São Pedro é gratuita, você será apenas procurado na entrada. O acesso à cúpula tem uma taxa
20. Distrito de Trastevere
Depois da basílica e para ficar na margem direita do Tibre, aconselho-o a visitar o distrito de Trastevere durante a sua viagem a Roma.
Este bairro está se tornando cada vez mais moderno e um pouco “Hipster”, mas por enquanto manteve todo o seu charme original.
Você estará (relativamente) longe da multidão para descobrir suas típicas ruas estreitas e floridas. Não há grande monumento histórico aqui como no resto de Roma, mas um verdadeiro bairro “italiano” com os seus habitantes e lojas locais.
Eu visitei pessoalmente Trastevere em outubro, mas parece muitos turistas visitam a área na alta estação e fica menos quieta!
No caminho para o norte do distrito, suba o monte Gianicolo para admirar um belo panorama da cidade.
21. Onde comer em Roma: almoce em uma trattoria!
O bairro de Trastevere também é o lugar ideal para saborear pizza ou boa massa em uma trattoria tradicional. Há um monte de restaurantes locais autênticos com pequenos terraços agradáveis e sem muitos turistas, é o jogo perfeito!
Alguns lugares agradáveis no distrito:
- Roma Sparita: Grande terraço, cozinha tradicional romana. Não perca a especialidade do restaurante: o espaguete “cacio e pepe” com queijo pecorino e pimenta servido em uma casca de queijo. Este é o meu favorito por seu ótimo valor ao dinheiro. Requer reserva.
- Antico Arco: Excelentes pratos (especialmente o risoto) e uma muito boa carta de vinhos. Bônus: eles trazem uma amostra do prato do seu parceiro em um prato pequeno para que você possa saboreá-lo.
- Tonnarello: Cozinha típica e excelente em um ambiente muito agradável. Pratos generosos a preços acessíveis.
Claro, se você não estiver no bairro para almoçar, não vai morrer de fome com as muitas opções de trattorias, restaurantes e lanchonetes no coração do centro histórico de Roma:
- Birra e sale: Localizado junto à Piazza Navona. Sanduíches são deliciosos e feitos com produtos frescos. Você deve definitivamente experimentar os frios e queijos!
- Pizzeria Loffredo: Muito boas pizzas e massas frescas. Grande variedade de pratos. Atmosfera amigável e muito pessoal acolhedor. Reserva fortemente recomendado. Preço / qualidade perfeita!
- Il Tamburello di Pulcinella: pequeno restaurante familiar com comida feita pela mamãe. Pizzas, massas, sobremesas, tudo feito em casa por um preço razoável. Reserva recomendada.
22. Campo di Fiori
Desde que eu fiz a sua água na boca com a cozinha italiana, vamos continuar! Para apreciar o cheiro de produtos frescos e admirar as suas cores brilhantes, aconselho-o a dar um pequeno passeio pelo campo di Fiori.
Todas as manhãs (exceto aos domingos) há um mercado de frutas, verduras, carnes e peixes. Embora apreciado pelos turistas porque está localizado no centro histórico de Roma, este pequeno mercado conseguiu preservar toda a sua autenticidade. é o lugar perfeito se você quiser levar para casa produtos de alta qualidade da Itália. É muito mais barato do que nas áreas turísticas de Roma!
Se você quiser descobrir a gastronomia e produtos típicos de Roma, você deve reservar uma visita guiada de comida de rua com um guia local.
É claramente a melhor maneira de descobrir lugares fora da trilha batida e desfrutar de boa comida italiana!
Este passeio é tão incrível que eles oferecem-lhe um reembolso total se você não aproveitar o seu tempo.
Para reservar, basta clicar no botão abaixo:
23. Distrito de San Lorenzo
Tal como o distrito de Trastevere, o distrito de San Lorenzo é menos conhecido por turistas e claramente merece uma visita. Originalmente um distrito da classe trabalhadora, é hoje em dia o distrito estudantil, com universidades romanas. Além dos estudantes, é também o lugar preferido dos artistas de rua.
E para amadores, a vida noturna é ótima e a cerveja não é nada cara!
24. Monte Aventino
Um bairro tranquilo, belos jardins e uma vista incomparável da cidade, é isso que o Monte Aventino (“Aventino” em italiano) tem para oferecer!
Você também pode adicionar:
- Basílica di Santa Sabina all’Aventino
- O famoso Aventine Keyhole, localizado na Piazza dei Cavalieri di Malta. Você verá pessoas na fila para olhar pelo buraco da fechadura (não direi mais nada!).
O Monte Aventino também oferece uma das mais belas vistas de Roma. Eu já disse isso? ^^
25. Visitar as Catacumbas de Roma
Eu terminarei esta lista das melhores coisas para fazer em Roma com uma atividade incomum: visitar as catacumbas. Eu recomendo-lhe as Catacumbas de Callixtus, o melhor para visitar na minha opinião!
Uma vez utilizados como cemitérios para judeus e cristãos, eles são os maiores da cidade e cobrem quase 15 hectares. Nas paredes, você pode ver representações da vida cristã, como o batismo e cenas do Antigo e do Novo Testamento. A visita das catacumbas de Roma leva cerca de 30 minutos e deve ser feita com um guia.
Você deve reservar os ingressos para o passeio aqui!
Se você quiser visitar as catacumbas de Roma durante a sua estadia, o mais fácil é ir até a Cripta dos Capuchinhos, pois está localizado no centro da cidade, ao lado da Fonte de Trevi. Você deve reservar os ingressos para o passeio aqui (o guia está incluído).
Outras catacumbas como São Sebastião, Domitila ou Catacumba de Priscila também podem ser visitadas.
Coisas para fazer em Roma quando chove
Se começar a chover durante a sua estadia em Roma e você realmente não sabe o que fazer, não precisa se preocupar!
Eu preparei para você uma lista das melhores coisas para fazer em Roma em um dia chuvoso:
- Visitar os museus de Roma: considerando o número de museus na cidade, pode com certeza mantê-lo ocupado por alguns dias, especialmente se você for aos museus do Vaticano e à Capela Sistina.
- Ir para o Panteão: você pode não saber, mas quando está chovendo em Roma, está realmente chovendo dentro do Panteão! O óculo central é apenas um buraco, então as chuvas caem através dele. No interior, o solo tem uma ligeira inclinação e alguns buracos, permitindo que a água escoe.
- Descobrir (e provavelmente comprar!) Produtos locais incríveis na Eataly, um mercado interno inteiramente dedicado à gastronomia italiana. O mais difícil será não sobrecarregar a sua bagagem!
- Explorar as catacumbas, uma visita incomum para fazer em Roma quando chove.
- Fazer uma aula de culinária italiana para aprender a fazer macarrão ou pizza como um profissional!
- Ir para uma das pistas de corrida de karting indoor: Beyond Roma, Karting Roma, Holykartroma.
- Jogar boliche: o Bowling Roma é o mais próximo do centro da cidade – Endereço: 181 viale Regina Margherita.
Coisas para fazer em Roma à noite
Aqui está a minha seleção das melhores coisas para fazer em Roma à noite, ou à noite.
- Visitar o Coliseu à noite, em estilo VIP. Sim! Você pode visitar o Coliseu + seu metrô com um guia depois que ele fecha para o público em geral. O ambiente é totalmente diferente, é a maneira mais exclusiva de descobrir esta maravilha da civilização romana antiga. Você precisa comprar seus ingressos com antecedência aqui.
- Explorar as Catacumbas de Roma à noite: Uma maneira ainda melhor de descobrir as catacumbas é à noite, com este tour VIP. Você tem que reservar aqui.
- Visitar Roma à noite em Segway. Este tour guiado de 3 horas em Segway é muito divertido! Precisa ser reservado aqui.
- Tomar uma bebida no bairro de Trastevere, com certeza o melhor lugar para desfrutar da vida noturna de Roma.
Basta caminhar e descobrir as praças e monumentos iluminados: Roma é extremamente bonita à noite.
As 7 melhores coisas para fazer em Roma com a família
Se você está planejando uma viagem em família para Roma, eu preparei para você uma lista das melhores coisas a fazer com seus filhos:
- Visite o Coliseu, é claro! O monumento pode não ser o que mais os cativa, mas as histórias sobre gladiadores e feras selvagens certamente atrairão seu interesse.
- Vá para a fonte de Trevi e deixe-os jogar algumas “moedas de sorte”
- Vá ao parque Villa Borghese para um piquenique em família e desfrute da vegetação. Existem vários parques infantis, pode alugar uma bicicleta e até alugar barcos a remos. Existe também um jardim zoológico muito agradável (precisa de comprar aqui os seus bilhetes).
- Leve seus filhos para a escola de Gladiadores! Esta atividade é uma maneira muito divertida de aprender mais sobre gladiadores, toda a família vai adorar! Deve ser reservado com antecedência aqui.
- Descubra o Explora, um museu projetado especialmente para crianças, com muitas atividades interativas.
- Saboreie um sorvete italiano: não é preciso procurar muito para encontrar uma sorveteria em Roma! E para ser honesto, seus filhos nunca lhe perdoarão se você não comprá-los pelo menos 1 durante sua estadia em Roma 😄
Visitar Roma a pé
Aqui está um roteiro de um dia para visitar Roma a pé. Isso permitirá que você descubra a maioria das principais atrações turísticas da cidade. Se você optar por fazê-lo em um dia, terá que se contentar em ver os monumentos apenas de fora.
Se você passar mais tempo em Roma, poderá dividir essa caminhada em alguns dias: mostrarei a você a melhor maneira de fazer isso um pouco mais abaixo neste guia, em meus roteiros para visitar Roma em 2, 3, 4, ou 5 dias.
Vamos começar este passeio a pé no Coliseu, para admirar sua impressionante arquitetura. Depois, siga para o Monte Palatino e o Fórum Romano, os outros dois locais turísticos na área da Roma Antiga.
Para continuar esta caminhada, vamos até a Piazza del Campidoglio e depois a Piazza Venezia, onde você pode apreciar o belo Monumento a Victor Emmanuel II.
Agora, é hora de ir até a Piazza Navona e entrar no Centro Histórico de Roma (“Centro Storico” em italiano). Depois da Piazza Navona, você pode ir ao Panteão e à famosa Fontana di Trevi.
Depois disso, vamos para o norte, pegando a Via Condotti (a rua comercial de Roma), que o levará diretamente à Piazza di Spagna. De lá, vá para o oeste para chegar ao rio Tibre e caminhar no cais até a ponte Sant’Angelo. Cruze para chegar ao Castel Sant’Angelo.
Para a última parte deste passeio, você irá para a Cidade do Vaticano. Simplesmente pegue a Via delle Conciliazione e o levará diretamente à praça de São Pedro, em frente à soberba Basílica de São Pedro.
Nada mal para um dia em Roma, certo?
Quantos dias para visitar Roma?
O tempo que você vai querer passar em Roma dependerá de duas coisas:
- O tipo de viajante que você é: você é rápido e não gosta de tempos ociosos? Ou você prefere tomar o seu tempo?
- A temporada da sua viagem: Na alta temporada, as filas de espera são muito mais longas!
Se você é um viajante “rápido”
É possível visitar Roma em 2/3 dias. É realmente o momento ideal para descobrir os principais pontos de interesse da capital italiana sem qualquer tempo de inatividade.
Se você é um viajante mais lento (ou com crianças)
Neste caso, é melhor planejar cerca de 4 a 5 dias em Roma, o que permitirá explorar as atrações turísticas da cidade no seu próprio ritmo.
Se você tiver apenas um dia, terá que se concentrar em uma coisa: a Roma Antiga ou o Vaticano. Eu te dou um itinerário um pouco abaixo.
Outra solução para uma visita rápida a Roma é visitar apenas tudo de fora (e não ter que esperar na fila!). Nesse caso, é possível ver a grande maioria dos lugares descritos neste guia em um dia. No entanto, é uma corrida e você terá que andar de forma relativamente rápida! É o Itinerário que lhe contei na seção “Visitar Roma a pé” deste guia de viagem.
Se você não quiser andar, você tem 3 soluções:
- Pegar o ônibus hop-on hop-off
- Obter o Rome transport Card, que oferece transporte público gratuito e ilimitado por 72h (incluindo o ônibus para o aeroporto de Roma Ciampino!)
E o último, que é o melhor, se você planeja visitar toda a cidade:
Obter o Omnia Card (Rome + Vatican Pass) ou o novo Rome City Pass. Ambos lhe dão bilhetes sem fila para as atrações imperdíveis de Roma!
O Omnia Card também oferece transporte público gratuito + descontos em 40 pontos turísticos da cidade.
1 dia em Roma
Para aqueles que têm apenas um dia para visitar Roma, aconselho-o a concentrar-se na área da Roma Antiga. Aqui está um itinerário que pode ser feito em um dia:
- Comece com o Coliseu (não se esqueça de pular o bilhete de linha)
- Em seguida, dirija-se aos outros dois locais turísticos da Roma Antiga: o Fórum Romano e o Monte Palatino para uma excelente vista da cidade.
- Então é hora de ir à Piazza del Campidoglio para visitar os museus do Capitólio.
- Termine o seu dia de visita na piazza Venezia, com o Monumento a Victor-Emmanuel II
Se você quiser ter uma boa visão geral da cidade em apenas 1 dia (sem visitar o interior dos monumentos), você também pode fazer o Roteiro que sugeri na parte “Roma a Pé” deste guia de viagem.
2 dias em Roma
Se você tem 2 dias em Roma, além do primeiro dia apresentado acima, você deve dar um passeio no lado do Vaticano para o seu 2º dia na Cidade Eterna:
- Comece com a visita do Vaticano, seus museus e a Capela Sistina
- Então siga para a Basílica de São Pedro
- Visite o Castelo Sant’Angelo e admire a ponte Sant’Angelo
Visitar Roma em 3 dias
Com 3 dias em Roma, além dos 2 dias acima, você deve visitar o Centro Histórico de Roma.
- Comece na piazza Navona
- então visite o Panteão e pare na fonte de Trevi
- Vá às compras na Via Condotti
- Siga até a Piazza di Spagna.
- Para relaxar no final do dia, você deve visitar os jardins da Villa Borghese.
- Se você tiver tempo (e motivação!) pode visitar um dos museus localizados nos jardins.
4 dias em Roma
4 dias em Roma é perfeito para descobrir todos os pontos de interesse da cidade:
- Comece com uma visita ao mercado de Campo di Fiori
- Tire um tempo para passear pelo bairro de Trastevere
- Relaxe no Monte Aventino, desfrute dos jardins e da vista de Roma.
- Visite as catacumbas de Roma.
5 dias em Roma
Se você tiver sorte o suficiente para passar 5 dias em Roma, sugiro que faça uma viagem de um dia de Roma para o último dia.
Aqui estão os melhores:
De Roma – Visite Pompeia e Vesúvio: Com esta excursão completa de dia inteiro, você descobrirá os restos de Pompéia e irá para a cratera do vulcão Vesúvio. Pequenos grupos de 25 pessoas no máximo. Um dia muito agradável viagem de Roma!
De Roma – Serviço de transporte de ida e volta para Pompéia: Se você não quiser fazer uma excursão em grupo ou quiser dirigir por Roma, a melhor maneira de ir a Pompeia é pegar este traslado de ida e volta. A partida é às 7h15 e você volta às 19h. Você terá cerca de 4h30 no local para visitar Pompeia.
Roma – 1 dia Villa D’Este e Villa Villa de Adriano: Outra opção ou seu 5º dia em Roma é ir ao Tivoli para admirar as duas mais impressionantes vilas renascentistas da Itália. O guia fazendo o tour é muito bom!
Onde ficar em Roma
Em Roma, encontrar alojamento a um bom preço não é fácil, por isso escolhi para si os melhores hotéis, dependendo do seu orçamento. Um último conselho: Reserve agora, se puder, há muita demanda em Roma, então os melhores quartos de hotéis vão embora muito rápido!
- Residenza Pomponio: Localizado perto do Vaticano, simples, mas moderno e limpo. É a melhor opção para uma estadia em Roma com um orçamento pequeno. O quarto duplo é de 42 euros por noite. Você não vai encontrar nada mais barato, e a localização é ótima!
- Hotel Capannelle Roma: Localizado a 10 km do centro histórico. Um pouco longe das atrações imperdíveis a pé, mas uma linha de ônibus para o centro passa ao lado do hotel. Quarto espaçoso e luminoso a partir de 69 € por noite, pequeno-almoço a 9,50 €. Pontos fortes: localização tranquila, piscina exterior, pequeno-almoço variado e estacionamento privado. É o meu favorito por seu grande valor para o dinheiro!
- Alice Vatican House: Localizado a 450 metros da Praça de São Pedro. Quarto contemporâneo com decoração elegante a partir de 95 € por noite, com pequeno almoço incluído. Pontos fortes: localização ideal, terraço com vista para o Vaticano, recepção calorosa. Esta é a melhor escolha para a sua estadia em Roma com menos de 120 euros!
- Roma Luxus Hôtel: Hotel de luxo localizado a apenas 400 metros da Piazza Venezia. Belo quarto duplo a partir de 200 € por noite, café da manhã a 20 €. Pontos fortes: O design do quarto, o serviço de 5 estrelas, o café da manhã excelente, o spa, a equipe incrível. É o melhor hotel para uma estadia de luxo em Roma!
Se você quiser economizar um pouco de dinheiro, você pode encontrar um alojamento em Roma. Eu recomendo que ele bangalôs do Camping Village Rome, localizado a apenas 15 minutos de carro da cidade do Vaticano. O preço começa em apenas 30 € por noite! É a melhor solução de “orçamento” se não se importa de não estar no centro da cidade. É também uma ótima opção para famílias, com piscina!
Mapa turístico de Roma
Este mapa turístico de Roma, acessível para download em seu telefone, certamente será útil durante a sua viagem:
Como ir a Roma?
Como todos os caminhos levam a Roma, isso não deve ser muito difícil. X)
Chegar a Roma de avião continua a ser a solução mais fácil, especialmente porque há voos realmente baratos de outras grandes cidades europeias com companhias aéreas lowcost como a Easyjet. Além disso, a grande vantagem da cidade é, como eu disse na introdução, é muito fácil visitar a pé!
Como chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto de Roma
Se chegar ao Aeroporto de Fiumicino, pode reservar a sua transferência com antecedência clicando numa das ligações abaixo:
- Transferência de autocarro do Aeroporto de Fiumicino para Roma
- Bilhete para o Leonardo Express – Transferência por TGV da estação Fiumicino para a estação Termini. Este é realmente o mais conveniente, pois há autocarros mais frequentes e é também o mais rápido, sem risco de ficar preso no trânsito!
Para uma chegada ao aeroporto de Ciampino:
Então, quanto tempo você gostaria de ficar em Roma? O que você planeja fazer?
As melhores coisas para fazer em Roma: Eu respondo a todas as tuas perguntas
🚗 Alugue um carro
🗽 Reservar bilhetes sem fila e visitas guiadas
🏄 Reserve as suas actividades desportivas
🚤 Reserve o seu barco de aluguer
🌍 Faça um seguro de viagem
🙎 Reservar uma viagem organizada
🚅 passagem de trem
✈️ Reserve o seu voo
Você está viajando pela Itália? Esses artigos vão te ajudar!
Explore todos os nossos artigos sobre a Itália: Todos os artigos do Voyage Tips sobre a Itália estão listados aqui.