Terras Altas (Highlands), Escócia: O que fazer + Onde Ficar?
Você está viajando para a Escócia e planeja visitar as Terras Altas (“Scottish Highlands”)?
Boa ideia!
Selvagem, verde, ventosa e misteriosa, esta vasta região no noroeste da Escócia com certeza irá surpreendê-lo. Com todas as caminhadas nas charnecas e montanhas, castelos para visitar, enormes lagos (lochs) e estradas com paisagens incríveis, visitar as Terras Altas é uma experiência extraordinária.
Para ajudá-lo a planejar sua estadia, preparei este guia com as 20 melhores coisas para fazer nas Terras Altas, com todos os pontos de interesse e atrações imperdíveis.
Além desta lista dos melhores lugares para visitar, também darei ideias para passeios turísticos nos arredores, bem como minha seleção das melhores acomodações nas Terras Altas.
E no final do artigo, você também encontrará minhas sugestões de roteiros para visitar as Terras Altas em 4-5 dias, 1 semana ou durante uma road trip de 2 semanas.
Então, como visitar as Terras Altas?
Para combinar uma viagem nas Terras Altas com uma estadia na Escócia, você pode ler meus guias detalhados para organizar seu roteiro de acordo com a duração da viagem:
Sommaire
- Terras Altas (Highlands), Escócia: O que fazer + Onde Ficar?
- Terras Altas: 20 pontos de interesse, atrações e dicas
- 1. Lago Ness
- 2. Ben Nevis
- 3. Castelo de Urquhart
- 4. Vale de Glen Coe
- 5. Viaduto Glenfinnan
- 6. Loch Shiel
- 7. Fort William
- 8. Steall Waterfall
- 9. Castelo de Eilean Donan
- 10. Sandwood Bay Beach
- 11. Visitar uma destilaria
- 12. Apple Cross Road
- 13. Ilha de Handa
- 14. Scourie e arredores
- 15. Jardins Inverewe
- 16. Pegar o Jacobite Express
- 17. Inverness
- 18. Ilha de Skye
- 19. Castelo de Dunrobin
- 20. Ir aos Jogos das Terras Altas
- As 3 melhores coisas para fazer em torno das Terras Altas
- Quantos dias para visitar as Terras Altas?
- Onde ficar nas Terras Altas
- Como chegar às Terras Altas
- Melhor época para visitar as Terras Altas
- Mapa turístico das Terras Altas
- O que levar para as Terras Altas?
- Você está viajando pela Escócia? Esses artigos vão te ajudar!
- Terras Altas: 20 pontos de interesse, atrações e dicas
Terras Altas: 20 pontos de interesse, atrações e dicas
1. Lago Ness
Vamos começar com o Lago Ness, um dos lagos mais famosos do mundo e imperdível nas Highlands.
Para explorar o Lago e tentar ver seu famoso monstro, você deve fazer uma viagem de um dia pelas diferentes aldeias ao redor do lago.
O mais fácil é começar a sua viagem de Fort Augustus: lá, você pode desfrutar de uma bela vista sobre o lago e/ou optar por um cruzeiro pelo Lago Ness.
Você pode então ir para a vila de Drumnadrochit, ao norte de Fort Augustus, e visitar o Loch Ness Exhibition Centre para aprender tudo sobre o monstro misterioso.
Você também pode tomar uma bebida em um terraço à beira do lago ou fazer uma caminhada agradável ao longo do caminho de Glen Urquhart.
Perto de Drumnadrochit, você também deve visitar o Castelo de Urquhart (contarei mais sobre isso no item 3 deste artigo).
Na costa leste do Lago Ness, há uma bela praia de seixos na vila de Dores. Ainda em Dores, você pode encontrar Steve Feltham, o famoso caçador de Nessie (apelido do monstro do Lago Ness) e sua caravana.
Esta parte das Terras Altas é definitivamente imperdível durante a sua viagem à Escócia!
2. Ben Nevis
Ben Nevis é o ponto mais alto da Grã-Bretanha e um dos melhores lugares para se visitar nas Terras Altas.
Esta montanha é o destino favorito dos esquiadores escoceses no inverno e um paraíso para os caminhantes durante o verão.
A estação de esqui Nevis Range está muito bem equipada e oferece uma vista esplêndida sobre a cordilheira. No verão, você realmente deve pegar o teleférico para chegar à parte alta da estação de esqui. De lá, você pode desfrutar de muitas caminhadas agradáveis (mais ou menos desafiadoras).
E se quiser um pouco de desafio, deve optar por 7 horas de caminhada intensa e deslumbrante até o topo do Ben Nevis (ida e volta). A trilha começa no Centro de Visitantes de Glen Nevis.
Independentemente da estação, vista-se bem para escalar o Ben Nevis e leve roupas impermeáveis. Lá em cima, o clima pode mudar muito rapidamente!
Além disso, não se esqueça de pegar um mapa detalhado no centro de visitantes antes de iniciar a caminhada.
3. Castelo de Urquhart
Nas margens do Lago Ness, fora da aldeia de Drumnadrochit, você pode visitar o Castelo de Urquhart. Este castelo medieval em ruínas que data do século 13 é realmente um local imperdível durante sua viagem pela Escócia!
A localização é incrível, e a visita guiada às ruínas do castelo é muito interessante.
A visita começa com a exibição de um curta-metragem sobre a história do castelo. Em seguida, as portas se abrem e você irá explorar as ruínas.
No local, existem muitos painéis explicativos. Você também pode subir na torre principal para ter uma vista perfeita do lago ou dar uma olhada na pequena praia localizada ao pé do castelo.
Se quiser visitar o castelo e fazer um cruzeiro no Lago Ness, pode optar por uma excursão que oferece as duas atividades. O bom é que não é muito caro (cerca de 25 € por pessoa). Para reservar seu tour, você precisa clicar aqui:
4. Vale de Glen Coe
O vale de Glen Coe é definitivamente um dos lugares mais espetaculares para se visitar nas Terras Altas.
Se gosta de caminhadas, estes verdes pântanos e montanhas vão parecer-lhe o paraíso!
Aqui estão algumas idéias de atividades a serem realizadas na região:
- A vila de Glencoe é o ponto de partida para muitas caminhadas. As trilhas de Lochan começam fora da vila, perto do estacionamento. Os vários trilhos estão sinalizados.
- Caminhada de Pap of Glencoe: esta caminhada de 4 horas começa na vila de Glencoe e leva você até a montanha. Lembre-se de usar bons sapatos de caminhada e trazer roupas impermeáveis. No entanto, você deve evitar esta trilha quando chove, pois pode ficar muito escorregadia!
- Caminhada Signal Rock: uma caminhada de 45 minutos (ida e volta) até o topo da colina Signal Rock.
- Caminhada no vale perdido: uma caminhada de 2h30 a 3h30 de ida e volta (dependendo do seu ritmo e do número de pausas para fotos que você fará!) Em um terreno não marcado em um vale perdido no meio das montanhas das Três Irmãs. Esta caminhada excelente lhe dará uma visão geral condensada da região. O ponto de partida está localizado a cerca de 9 km depois da aldeia de Glencoe, subindo a A82 ao longo do rio Coe e passando o Loch Achtriochtan.
- O Castelo de Stalker é um belo (e popular!) Castelo escocês construído em 1320 em uma ilha em Loch Linnhe. Localizada na rota Oban, a 25km de Glencoe, só é acessível por barco. Você não precisará necessariamente visitá-lo, pois uma rápida parada na praia lhe dará a oportunidade de admirar o lugar.
Uma viagem nas Terras Altas, através do vale ao longo da estrada A82.
5. Viaduto Glenfinnan
Perto de Glencoe, Glenfinnan é uma vila encantadora que atrai muitos fãs de Harry Potter por um bom motivo: lá, você pode ver o Expresso de Hogwarts em um viaduto esplêndido!
O Jacobite Express (nome real do Expresso de Hogwarts) é um trem a vapor que foi usado várias vezes nos filmes de Harry Potter. Atravessa o viaduto todas as manhãs por volta das 10h30 e à tarde por volta das 15h.
Vai de Fort William a Mallaig, com uma parada em Glenfinnan.
Enquanto estiver lá, você também pode visitar o pequeno museu sobre a história das ferrovias escocesas e do viaduto. Ele está localizado na estação de trem.
Para uma bela vista do viaduto, você pode seguir um caminho do Museu da Estação de Glenfinnan, que o leva perto do viaduto em menos de uma hora. É um ótimo momento ver o trem se aproximando e apitando!
6. Loch Shiel
Enquanto estiver em Glenfinnan, reserve um tempo para admirar o Loch Shiel, o belo lago que margeia a vila.
Loch Shiel também aparece nos filmes de Harry Potter. Você pode ver um pouco em cada um dos filmes, mas é especialmente conhecido por ter aparecido em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, durante a Segunda Tarefa (cenas subaquáticas) do Torneio Tribruxo.
O castelo de Hogwarts que você vê no filme foi adicionado digitalmente na colina acima do lago.
Em frente à pequena praia do lago (onde você pode fazer um piquenique ou apenas admirar a vista), você pode encontrar o Monumento de Glenfinnan e sua estátua de Carlos Eduardo Stuart no topo.
Em torno de Loch Shiel você também pode visitar a Igreja de Glenfinnan, uma pequena igreja gótica charmosa e misteriosa localizada em uma colina, nos arredores da vila.
Existem também várias caminhadas a partir do Glenfinnan Visitor Centre.
7. Fort William
Enquanto estiver nas Terras Altas, não perca o Fort William.
Localizada no sopé de Ben Nevis, é uma das cidades mais importantes da região.
Bastante animado durante o verão, meio dia deve ser o suficiente para conhecer suas pequenas lojas, pubs tradicionais e o centro da cidade.
E se você quiser aprender tudo sobre a história local, você também deve visitar o Museu West Highland.
Além da visita à cidade, Fort William é o ponto de partida de uma caminhada até o topo do Ben Nevis.
É também o lugar para pegar o Jacobite Express em direção a Mallaig.
8. Steall Waterfall
A cerca de 20 minutos de carro de Fort William, você definitivamente deve visitar a impressionante cachoeira Steall com 120 metros de altura.
Localizada nas belas montanhas do planalto, você precisará fazer uma caminhada de 1h30-2h para chegar à cachoeira, no cenário espetacular dos desfiladeiros de Ben Nevis.
A vista é incrível quando está ensolarado, mas mais autêntica quando há neblina!
Você deve planejar cerca de meio dia para esta excursão.
9. Castelo de Eilean Donan
Um dos castelos mais famosos da Escócia! Um ótimo lugar para se visitar durante a sua estadia nas Terras Altas.
O Castelo Eilean Donan aparece em vários filmes e é a representação perfeita de um castelo medieval na Escócia.
Acessível por uma ponte de pedra muito fotogênica, este castelo localizado no Loch Duich fica perto da ponte Skye que leva à ilha de Skye. Você terá a oportunidade de admirá-lo e tirar fotos da estrada ou até mesmo de entrar se tiver tempo!
Você pode encontrar mais informações para visitar o castelo no site oficial.
10. Sandwood Bay Beach
Você quer ver como é uma praia nas Terras Altas?
Em seguida, você deve seguir para Sandwood Bay, uma bela baía natural localizada no Norte da região.
Do estacionamento Blairmore, você terá que caminhar cerca de 7 km para chegar à Sandwood Bay Beach, considerada uma das mais belas praias da Escócia.
Este agradável passeio é muito fácil, visto que o caminho para a praia é bastante plano e bem assinalado.
Como a viagem de ida e volta é bastante longa e o tempo pode mudar rapidamente na Escócia, você deve levar roupas impermeáveis para o caso de começar a chover. Após a caminhada, seu deleite será a vista da grande praia selvagem cercada por morros e dunas.
No inverno ou no outono, as cores são particularmente incríveis!
11. Visitar uma destilaria
Se você já visitou todos os lugares turísticos e agora quer saber o que fazer nas Terras Altas, talvez deva visitar uma destilaria escocesa.
Existem 47 destilarias ativas na região, sendo as Terras Altas a maior área de produção de uísque na Escócia. Seria uma pena deixar a região sem descobrir os segredos da fabricação do whisky!
Mesmo que não goste muito de whisky, as visitas são muito interessantes e permitem-lhe conhecer um pouco mais da cultura local.
Uma das melhores para se visitar é a destilaria Tomatin: construída em 1897, diz a lenda que seu uísque é feito com a água dos rios circundantes.
Durante a visita, você será conduzido por todas as diferentes salas e aprenderá mais sobre o processo de fabricação. Claro, a visita termina com uma degustação de whisky!
12. Apple Cross Road
Esta viagem pelo Noroeste das Terras Altas, entre Torridon e Applecross, é uma ótima experiência para fazer durante seu itinerário na Escócia.
Lá, você encontrará algumas das mais belas paisagens montanhosas do país!
A estrada panorâmica segue a costa de Torridon em direção a Applecross (ou vice-versa, dependendo de onde você está vindo). A viagem acontece em estradas de mão única, aquelas pitorescas estradas de mão única, em um cenário impressionante com vista para a Ilha de Skye.
Depois de parar em Applecross, uma bela vila portuária, você pode continuar em direção a Tornapress para desfrutar de outras paisagens excepcionais.
To get iPara entrar ou sair de Applecross, pegue a “Bealach na Ba”, uma das estradas mais bonitas da Escócia, com muitas curvas sinuosas nas charnecas.
13. Ilha de Handa
Durante a sua estadia no norte das Terras Altas, você pode ir a Tarbet e alugar um barco para levá-lo à Ilha de Handa em cerca de 10 minutos.
Esta excursão de algumas horas na pequena ilha protegida permitirá que você descubra muitos tipos de pássaros, incluindo o famoso papagaio-do-mar e seu bico colorido.
A Ilha, uma reserva natural, atualmente abriga uma das maiores colônias de aves marinhas da Europa.
Uma vez na ilha, você encontrará os guardas da reserva natural: eles explicarão algumas regras para não incomodar os animais.
Você poderá então visitar a ilha a pé, seguindo o único caminho existente (cerca de 3 horas).
A visita e o passeio de barco custam cerca de 15 £ por pessoa e as saídas estão planeadas de segunda a sábado, das 9h00 às 14h00, com retorno máximo às 17h00.
Como os barcos só podem levar cerca de 10 pessoas por vez, talvez seja preciso esperar um pouco na hora de ir ou na volta.
14. Scourie e arredores
Não deixe o Noroeste das Terras Altas sem parar em Scourie, uma charmosa vila localizada no litoral.
Lá, você pode pescar, fazer trilhas a pé ou simplesmente desfrutar de um passeio na praia de Scourie Bay.
Para mais informações, visite o site oficial das aldeias
Saindo de Scourie, siga para o sul ao longo da costa em direção a Kylesku. No caminho, você descobrirá vários lagos, incluindo o magnífico Loch Assynt cercado por belas paisagens.
15. Jardins Inverewe
Inaugurado em 2016, este jardim botânico é um ótimo lugar para se visitar durante sua viagem nas Terras Altas!
Localizado na costa oeste, Inverewe Garden deve ser visitado principalmente durante a primavera, verão e início do outono por suas cores incríveis.
A coleção botânica é extensa, bem cuidada e claramente explicada. Quando o tempo está bom, sua localização às margens do lago também oferece uma vista incrível das montanhas escocesas.
Mais informações sobre horários de visitas e ingressos estão disponíveis no site oficial.
16. Pegar o Jacobite Express
Vamos continuar com uma atividade muito original para fazer nas Terras Altas: um passeio no trem a vapor mais famoso do mundo!
Como eu disse a você um pouco antes neste artigo, ao falar sobre o viaduto Glenfinnan, o Jacobite Express é um velho trem a vapor que foi restaurado e colocado de volta em serviço após o sucesso da saga Harry Potter.
O trem foi usado várias vezes no cinema, para representar o Expresso de Hogwarts!
Se você quer se presentear com uma viagem única, pode reservar uma passagem para o trem que vai diariamente entre Fort William e Mallaig, passando por paisagens incríveis.
A viagem de ida e volta dura cerca de 4 horas, com uma parada de 2 horas em Mallaig (portanto, 6 horas no total). Os preços giram em torno de 30 libras esterlinas por adulto na classe padrão e 55 libras esterlinas na primeira classe.
Você pode comprar seus ingressos no site oficial. Você deve reservar várias semanas ou até meses de antecedência para ter um assento!
Você também pode tentar obter um bilhete sem reserva na estação Mallaig. Um pequeno número de bilhetes é reservado para venda alguns minutos antes da partida do trem.
17. Inverness
Aqui estão as melhores coisas para fazer em Inverness:
- Castelo de Inverness, para caminhar ao longo da esplanada e contemplar a vista sobre a cidade
- Catedral de Santo André
- A prefeitura
- Antiga igreja de Santo Estêvão, a igreja mais antiga de Inverness
- O Museu e Galeria de Arte de Inverness, para descobrir a história das Terras Altas (entrada gratuita)
- Fort George, para desfrutar de um passeio ao longo das muralhas da cidade e visitar o Museu Highlanders
- Culloden, onde uma das maiores batalhas da história da Escócia aconteceu.
18. Ilha de Skye
Durante sua viagem para as Terras Altas, você deve ir à Ilha de Skye!
Lá, você descobrirá paisagens espetaculares de charnecas, vales rochosos, montanhas, penhascos íngremes e praias de areia branca. Para os caminhantes e entusiastas da natureza, este é o paraíso na terra!
Você deve ficar no mínimo 2 dias inteiros para realmente apreciar a ilha.
Para chegar lá, você pode cruzar a ponte Skye, conectando a vila de Kyle of Lochalsh à ilha, ou pegar a balsa de Mallaig.
Para preparar sua viagem para a Ilha de Skye, você deve ler meu artigo detalhado: As 20 melhores coisas para fazer na Ilha de Skye.
Neste guia, além da lista das melhores atrações e atividades, apresento também as minhas melhores dicas e roteiros para visitar a ilha em 2, 3 ou 4 dias.
19. Castelo de Dunrobin
Vamos continuar este guia nas Terras Altas com o Castelo Dunrobin.
Localizado ao norte de Inverness, realmente parece que foi tirado de um conto de fadas!
O Castelo Dunrobin, a maior residência nas Terras Altas, está rodeado por um belo parque e jardins à beira-mar.
A visita custa 11 £ e dura cerca de 2 horas (interior do castelo e jardins incluídos).
Mais informações no site oficial.
20. Ir aos Jogos das Terras Altas
Visitar as Terras Altas também inclui descobrir a cultura e as tradições locais. E não há nada mais escocês do que os pitorescos Jogos das Terras Altas!
Esses eventos esportivos tradicionais acontecem todos os anos durante o verão.
Os participantes vestidos com kilts competem em jogos de força, como martelo, tronco ou pedra, cabo de guerra e luta livre escocesa. Durante o evento, os tocadores de gaita de foles contribuem para o clima alegre e festivo.
A competição de maior prestígio realiza-se no primeiro sábado de setembro em Braemar, na presença da Rainha. No entanto, há eventos em toda a região durante o verão, então não hesite em dar uma olhada, é muito divertido!
As 3 melhores coisas para fazer em torno das Terras Altas
Depois de sua viagem pelas Terras Altas, você pode querer visitar os arredores. Então, aqui estão os lugares mais bonitos para visitar nas proximidades!
Orkney
Orkney é um arquipélago composto por 70 pequenas ilhas no norte da Escócia. Sua capital é Kirkwall e sua maior ilha é chamada de “Continente”.
O arquipélago tem cultura e história próprias e está imbuído de uma forte identidade.
Paisagens de tirar o fôlego, rica flora e fauna, sítios arqueológicos e históricos, falésias e belas praias. Isso é o que você deve esperar em Orkney, um dos melhores destinos da Grã-Bretanha.
Para chegar lá, você pode pegar o avião de Inverness para Kirkwall (menos de 1 hora de vôo) ou pegar a balsa em John O’Groats (40 minutos para cruzar).
Ilhas de Shetland
Localizadas ao norte do arquipélago de Orkney, as Shetlands também estão entre as ilhas mais bonitas do país.
Este arquipélago de mais de 100 ilhas (apenas 15 delas são habitadas), está localizado perto da Noruega. A sua localização geográfica conferiu à Ilha um rico património e história, resultante de uma mistura das culturas escandinava e escocesa.
A maneira mais fácil de chegar à Ilha de Shetland é de avião de Inverness, Aberdeen, Edimburgo, Glasgow ou Kirkwall. O vôo dura cerca de 2 horas.
Ilha de Lewis e Harris
Alguns quilômetros ao norte de Skye, Lewis e Harris é a maior ilha britânica (excluindo a Grã-Bretanha e a Irlanda, é claro!).
Esta ilha selvagem com paisagens encantadoras é o lar de muitos vestígios históricos, incluindo impressionantes menires pré-históricos que datam de vários milênios.
Esta ilha com uma forte cultura gaélica é especialmente famosa por suas praias de areia branca e mar turquesa que provavelmente irão lembrá-lo das melhores praias tropicais! A mais bonita é a praia de Luskentyre, por isso não a perca durante a sua viagem.
Para chegar à ilha, você pode pegar uma balsa de Ullapool ou de Uig. Você também pode pegar o avião de Edimburgo, Inverness, Glasgow ou Aberdeen.
Quantos dias para visitar as Terras Altas?
As Terras Altas são provavelmente a região mais bonita da Escócia e, portanto, exigiria pelo menos 4 ou 5 dias para visitar os locais mais emblemáticos.
Se você pudesse passar de 1 a 2 semanas nas Terras Altas, seria ainda melhor, permitindo que você explore a região completamente.
A melhor maneira de visitar as Terras Altas é de carro. Você pode passar muito tempo dirigindo, mas isso faz parte da experiência!
Muitos lugares estão longe de tudo, por isso uma road trip é claramente a melhor forma de desfrutar da beleza das paisagens.
Como a temporada de turismo é relativamente curta na Escócia (todos vão para lá ao mesmo tempo!), Você deve verificar os preços dos carros de aluguel o mais rápido possível para obter os melhores preços.
Para ajudá-lo a preparar sua viagem, aqui estão três roteiros dependendo da duração da sua estadia: 4-5 dias, 1 semana ou 2 semanas nas Terras Altas.
4 ou 5 dias nas Terras Altas
4 ou 5 dias é realmente o mínimo para ter uma boa noção da atmosfera da região.
Aqui está o roteiro que você deve seguir:
- Dia 1: Descubra o Lago Ness e visite o Fort Augustus (onde você pode fazer um cruzeiro no lago), Drumnadrochit (para visitar o Castelo Urquhart), Inverness e a pequena vila de Dores.
- Dia 2: Caminhada em Glen Coe Valley. Este lindo vale é um dos melhores lugares para se visitar na região! Deverá fazer a “Caminhada Vale Perdido” (cerca de 3h ida e volta), e / ou o Pap de Glencoe (4h). Você também pode fazer uma curta viagem pelo vale pela estrada A82.
- Dia 3: Glenfinnan e Mallaig: fique por um dia em Glenfinnan para caminhar até o famoso viaduto e ver o Jacobite Express. Em seguida, dê um passeio ao longo do Loch Shiel e visite todos os pontos de interesse ao redor. Em seguida, siga para Mallaig e pegue a balsa para Armadale, na Ilha de Skye.
- Dias 4 e 5: os dois últimos dias de sua viagem serão dedicados à visita à Ilha de Skye. Apresento todas as minhas melhores dicas para visitar a ilha aqui: Como visitar a Ilha de Skye?
1 semana nas Terras Altas
Se você planejou uma viagem de 1 semana nas Terras Altas, pode seguir o roteiro anterior e adicionar o seguinte:
- Dia 6: Volte para Mallaig vindo de Armadale e depois vá para Fort William. Em seguida, você pode fazer uma curta caminhada até a Steall Waterfall e voltar a Fort William para jantar e tomar uma bebida em um pub.
- Dia 7: Fort William está localizado no sopé do Ben Nevis, então se você quiser, pode caminhar até o topo do ponto mais alto da Grã-Bretanha (7h de caminhada). Outra opção é ir à “Cordilheira de Nevis”, onde encontrará passeios mais fáceis com uma vista panorâmica soberba da zona.
2 semanas nas Terras Altas
Se você tem 14 a 15 dias para visitar as Terras Altas, deve passar a primeira semana explorando a costa norte de carro.
O melhor é seguir pela North Coast 500, uma estrada nova que permite percorrer 800 km ao longo da costa e descobrir paisagens deslumbrantes.
Esta seria a sua rota nos primeiros 7 dias:
- Comece em Inverness e siga para o norte na costa leste em direção a Wick e depois a John O’Groat. No caminho, pare no Castelo Dunrobin.
- Siga a costa norte até Sandwood Bay e depois vá em direção a Scourie. Você pode ir para a Ilha de Handa pegando a balsa em Tarbet (pouco antes de chegar em Scourie).
- Depois de visitar Scourie e arredores, vá para o sul até Drumbeg e então Stoer (onde você pode ver o famoso Old Man of Stoer, uma rocha de 60 metros de frente para o mar)
- Em seguida, continue na rota em direção ao jardim Inverewe e pegue a estrada Bealach Na Ba para chegar a Applecross.
- Depois de visitar Applecross e seus arredores, siga para o sul em direção à Ilha de Skye. Não se esqueça de parar no Castelo de Eilean Donan, 1 hora ao sul de Applecross.
Durante esta viagem pode parar onde quiser ao longo do caminho para admirar as inúmeras praias, descobrir belas aldeias, fazer caminhadas ou mesmo visitar uma destilaria. Esta viagem deve levar cerca de uma semana!
Para a 2ª semana de sua viagem nas Terras Altas, você pode:
- Passe pelo menos 2 dias na Ilha de Skye. De Applecross, pegue a ponte Skye para chegar à ilha. Todos os melhores lugares para visitar estão em meu artigo detalhado: Visitar a Ilha de Skye.
- Pegue a balsa de Armadale (Ilha de Skye) para Mallaig.
- Visite Glenfinnan e Loch Shiel em um dia
- Vá para Fort William e fique lá por 2 dias para descobrir o vale de Glencoe e o Ben Nevis.
- Agora é hora de voltar para Inverness, com uma última parada para fazer o cruzeiro pelo Lago Ness e visitar o castelo de Urquhart.
Onde ficar nas Terras Altas
Você não terá nenhum problema em encontrar hotéis, pensões ou pousadas adequados e não muito caros. O mais importante é planejar com antecedência o seu roteiro nas Terras Altas, para que você possa reservar as suas noites e ter certeza de que terá onde dormir.
No verão, muitas vezes tudo está lotado e é muito arriscado ficar sem reserva! E se por sorte você encontrar algo, você pode acabar pagando um preço louco por isso.
Então, realmente, meu melhor conselho é tentar planejar sua viagem para as Terras Altas com a maior antecedência possível.
Aqui está uma lista dos melhores lugares para se hospedar nas Terras Altas, dependendo de sua localização.
Onde ficar em Fort William
- Fort William Backpackers: Localizado no centro de Fort William. Cama em dormitório a partir de 22 €. Pontos fortes: a atmosfera, o acolhimento, a localização. A melhor opção para mochileiros!
- Ben Nevis Hotel & Leisure Club: Localizado a 1,5 km de Fort William. Quarto duplo estilo escocês a partir de 100 €/noite com café da manhã incluído. Pontos fortes: piscina coberta climatizada, estacionamento gratuito, café da manhã.
- Nevis Bank Inn: Localizado nas margens do rio Nevis, a 10 minutos do centro da cidade de Fort William. Grande quarto duplo a partir de 190 €, café da manhã incluído. Pontos fortes: pessoal simpático, muito limpo e um bom restaurante.
- Inverlochy Castle Hotel: hotel 5 estrelas localizado a 6 km de Fort William. O lugar é na verdade um pequeno castelo que oferece quartos duplos com vista para os jardins e o pico de Glen Nevis. Preços a partir de 550 € com café da manhã incluído. Pontos fortes: o cenário extraordinário, o café da manhã maravilhoso e a equipe maravilhosa. A melhor escolha para uma viagem de luxo às Terras Altas!
Onde ficar em Inverness
- Inverness Student Hotel: Pousada da juventude localizada a 10 minutos a pé do centro da cidade. Cama em dormitório a partir de 20 € e café da manhã por 5 €. Pontos fortes: scones caseiros, ambiente aconchegante, localização e preço. Perfeito para mochileiros!
- The King’s Highway Wetherspoon: Localizado a apenas 5 minutos do castelo. Grande quarto duplo a partir de 80 €/noite, café da manhã incluído. Pontos fortes: localização central e preço.
Glen Mhor Hotel: Localizado nas margens do rio, a 5 minutos do centro da cidade. Aconchegante quarto duplo com vista para a catedral a partir de 145 €, café da manhã por 14 € extra. Pontos fortes: A recepção calorosa, a localização, a vista e o excelente café da manhã. - Jurys Inn Inverness: Localizado próximo a Inverness. Quarto duplo moderno e luminoso a partir de 190 €, café da manhã incluído. Pontos fortes: piscina coberta, sauna, jacuzzi, estacionamento gratuito. Este é o meu favorito pelo seu excelente valor para o dinheiro!
- Bunchrew House Hotel: perto de Inverness, este encantador hotel está localizado em um belo edifício do século 17 com um jardim. Quarto duplo confortável e elegante a partir de 400 €/noite, café da manhã incluído. Pontos fortes: o ambiente, as refeições excelentes, o café da manhã maravilhoso, a calma, o pessoal maravilhoso. Esta é a minha recomendação para uma estadia de luxo em Inverness!
Onde ficar em Scourie
- Scourie Guesthouse: Localizado em Scourie. Quarto duplo moderno, confortável e bem equipado com vista para o mar, a partir de 130 € por noite com café da manhã incluído. Pontos fortes: a recepção calorosa, o ótimo café da manhã com deliciosos muffins caseiros + a bela vista!
Onde ficar em Ullapool
- Millview Bed & Breakfast: Este B&B oferece quartos duplos amplos e limpos a partir de 60 € por noite, café da manhã incluído. Pontos fortes: a recepção calorosa e o bom café da manhã
- Croft 17 B&B: Acolhedores quartos duplos com vista mar a partir de 80 € por noite, café da manhã incluído. Pontos fortes: a localização, as configurações, a recepção calorosa.
- Harbour House: Hotel localizado na orla marítima, a 10 minutos do centro de Ullapool. Quarto duplo a partir de 100 € por noite com café da manhã incluído. Ponto forte: a vista da baía, a localização, o pessoal.
- The Arch Inn: Localizado na orla da barragem de Ullapool. Quarto duplo confortável e bem equipado com vista mar a partir de 115 € a noite com café da manhã incluído. Pontos fortes: a localização, a vista, o pessoal simpático, a calma e o óptimo restaurante do hotel!
Onde ficar em Plockton
- Keiran’s House: Localizado em Plockton. Quarto duplo limpo e confortável a partir de 125 €/noite, café da manhã incluído. Pontos fortes: Ótimo host, boa localização, muito calmo!
Acomodações na Ilha de Skye
- Portree Youth Hostel: Pousada da juventude localizada no centro da cidade de Portree. Cama em dormitório a partir de 23 €/noite. Pontos fortes: Localização ideal, muito limpo, pessoal simpático.
- Sky Lodges: Localizado a 2,9 km de Portree. Ficará em pequenos chalés de madeira, bem equipados e bem decorados a partir de 130 €/noite. Pontos fortes: conceito ecológico, equipamentos modernos.
- Cuillin Hills Hotel: Localizado em um domínio de 6 hectares de frente para a baía de Portree. Quarto duplo com decoração tradicional desde 210 €/noite com café da manhã incluído. Pontos fortes: vista maravilhosa, ótimas refeições, pessoal encantador. Este é o meu favorito por sua excelente localização na Ilha de Skye!
- Skeabost House Hotel: Localizado na orla do Loch Snizort, em Portree. Aconchegante quarto duplo com vista para o parque ou lago a partir de 270 €/noite com café da manhã incluso. Pontos fortes: a vista soberba, os quartos muito confortáveis, o pessoal fantástico, o campo de golfe. Este é o melhor hotel para uma estadia romântica na Ilha de Skye!
Como chegar às Terras Altas
Para chegar às Terras Altas, primeiro você terá que pegar um vôo internacional para Edimburgo ou Glasgow.
Os preços dos voos para a Escócia variam muito, por isso é uma boa ideia compará-los o mais rápido possível. Para fazer isso, você pode usar nosso comparador de voos, em parceria com o Skyscanner. É a melhor forma de pagar o melhor preço!
Melhor época para visitar as Terras Altas
O período de abril a setembro é perfeito para visitar as Terras Altas e evitar as baixas temperaturas do inverno.
Maio e setembro são geralmente os meses mais ensolarados e ainda não é alta temporada. Isso significa menos turistas e hotéis mais baratos!
Junho a setembro é a alta temporada, assim como a temporada de “Mosquitos”, e esses pequenos mosquitos podem ser muito irritantes! Como é verão, também é a época mais quente do ano na Escócia.
Resumindo:
Para evitar os Midges e ter mais chances de ver o sol, a melhor época para visitar as Terras Altas é no início da primavera, no final do verão ou até mesmo no outono para apreciar as paisagens coloridas.
Claro, se você não tem escolha, visitar as Terras Altas durante o verão também é uma experiência incrível!
Mapa turístico das Terras Altas
Para ajudá-lo a visualizar onde estão os melhores lugares para se visitar nas Terras Altas, fiz este mapa turístico das Terras Altas, listando tudo o que falo neste guia. Você pode exibir a legenda do mapa clicando no botão superior esquerdo, aquele com a pequena seta.
O que levar para as Terras Altas?
Para visitar as Terras Altas nas melhores condições, é necessário levar roupas quentes e impermeáveis (mesmo no verão). As temperaturas podem cair rapidamente, especialmente com vento e altitude.
No inverno, você deve considerar camadas duplas ou mesmo triplas para se proteger do frio. Você também precisará de um bom par de botas de caminhada para se sentir confortável durante uma caminhada.
Se você planeja explorar as Terras Altas durante o verão, precisa se proteger dos mosquitos. Eles podem ser muito agressivos!
Aqui está uma lista das coisas mais importantes que você deve embalar para sua viagem às Terras Altas.
- Um casaco impermeável
- Um bom par de tênis impermeáveis para caminhadas
- Um par de luvas
- Vários pares de meias quentes
- Vários suéteres
- Uma ou duas camisetas térmicas
- Calça confortável para caminhar
- Um par de calças impermeáveis se você planeja fazer muitas caminhadas
- Meias ou cuecas térmicas. Eles serão seus melhores amigos quando estiver frio e ventando!
- Um guarda-chuva
- Uma loção repelente de mosquitos
- Um chapéu e um lenço (para o inverno)
- Uma câmera ou um bom smartphone
- Camisetas de mangas compridas para se proteger dos mosquitos (para o verão)
- Se necessário, um adaptador para carregar seu telefone (como a Escócia é no Reino Unido, eles usam plugues do tipo G)
- Uma pequena mochila para caminhadas.
🚗 Alugue um carro
🗽 Reservar bilhetes sem fila e visitas guiadas
🏄 Reserve as suas actividades desportivas
🚤 Reserve o seu barco de aluguer
🌍 Faça um seguro de viagem
🙎 Reservar uma viagem organizada
🚅 passagem de trem
✈️ Reserve o seu voo
Você está viajando pela Escócia? Esses artigos vão te ajudar!
Explore todos os nossos artigos sobre a Escócia: Todos os artigos do Voyage Tips sobre a Escócia estão listados aqui.