O que fazer em Gozo: Os 10 melhores pontos turísticos
Você está planejando visitar Gozo durante sua próxima viagem a Malta? Você quer saber tudo sobre as atrações imperdíveis da ilha?
Você está no lugar certo, e com certeza vai amar Gozo, a irmãzinha mais rural e mais autêntica de Malta. Aqui não há grandes cidades, não há engarrafamentos, apenas a natureza e a calma.
A fim de ajudá-lo a planejar sua estadia, criei este guia das 10 melhores coisas em Gozo.
E para facilitar ainda mais, você pode reservar diretamente todas as melhores atividades diretamente neste guia! Você verá, é muito simples: basta clicar nos links laranja e nos botões verdes que você encontrará neste artigo.
Além da lista dos melhores lugares para visitar, pontos de interesse e atividades, vou te dar roteiros para visitar Gozo em 1, 2 ou 3 dias, bem como a minha seleção dos melhores lugares para ficar na ilha, dependendo seu orçamento.
Vamos planejar sua viagem!
Sommaire
- O que fazer em Gozo: Os 10 melhores pontos turísticos
- Turismo em Gozo: 10 pontos de interesse e atrações + dicas
- Os melhores esportes aquáticos em Gozo e Comino
- As melhores atividades terrestres para fazer em Gozo
- Visitar Gozo com uma viagem de dia inteiro (de Malta ou Gozo)
- Como se locomover em Gozo?
- Quantos dias para visitar Gozo?
- Visitar Gozo em 1 dia
- Visitar Gozo em 2 dias
- Visitar Gozo em 3 dias
- Onde ficar em Gozo
- Onde comer em Gozo
- Como chegar a Gozo
- Minhas impressões de Gozo
- Mapa turístico em Gozo
- Você está viajando por Malta? Esses artigos vão te ajudar!
Turismo em Gozo: 10 pontos de interesse e atrações + dicas
Se está com pressa e só quer descobrir e reservar as melhores actividades, pode ir directamente à secção “Melhores actividades em Gozo” deste guia, clicando aqui.
1. Victoria e a Citadella
Vamos começar sua viagem para Gozo com Victoria (também chamada Rabat em maltês), a capital localizada no centro da ilha.
O Citadella é com certeza a principal atração em Victoria. Esta cidade fortificada foi recentemente totalmente renovada e oferece uma excelente vista de 360 ° sobre a paisagem circundante, aldeias, o mar e até Malta. A vista das muralhas é realmente vale a pena!
Não há taxa de entrada para o Citadella, e você poderá desfrutar de suas ruas livremente. Você também pode visitar a Catedral barroca da Assunção por uma pequena taxa.
Além disso, existem vários museus dentro da Citadella:
- O Museu da Catedral tem uma bela coleção de itens religiosos usados pela Igreja como crucifixos e cálices
- O Museu de Arqueologia irá levá-lo em uma jornada histórica desde as antigas civilizações que vivem em Gozo até a época da Ordem de Malta.
- O Museu do Folclore, para aprender mais sobre o estilo de vida e tradições locais
- O Museu da Natureza, sobre a natureza local e a vida selvagem
- A Prisão Velha, onde você pode visitar antigas celas de prisão
Depois de visitar a Citadella, pare na Praça da Independência para passear pelo mercado diário e vá até a Basílica de St. George. Como o exterior é inteiramente coberto por mármore, foi apelidado de Basílica de Mármore. O interior também merece um olhar, com algumas pinturas maravilhosas no teto.
Quando terminar, caminhe pelas ruas estreitas do centro da cidade. Você encontrará muitas lojas de presentes, cafés e restaurantes.
Se você está procurando mais opções de compras, vá até a rua da República, a rua principal da cidade. Lá você pode encontrar os dois shoppings da ilha!
Você provavelmente vai precisar de uma pausa depois de todas essas compras. O melhor lugar para isso é com certeza o parque público Villa Rundle. Basta sentar e relaxar, enquanto desfruta de uma das poucas áreas sombreadas em Gozo.
2. Dwejra e a Janela Azure
Na parte noroeste de Gozo está a Dwejra, casa da Janela Azure. Então, sim, eu sei que, infelizmente, entrou em colapso em 2017, mas isso não significa que não há mais nada para ver lá!
Aqui está uma lista de outras maravilhas naturais para ver na área:
- A Rocha do Fungo está localizado na entrada da baía de Dwejra. A lenda diz que o Knights Hospitaleiro descobriu um tipo especial de fungo nesta rocha. Acreditando ter propriedades medicinais incríveis, apenas os nobres poderiam se beneficiar do fungo. Dizia-se que curava infecções, disenteria, úlceras e muito mais. Uma planta tão preciosa tinha que ser protegida, então o acesso à rocha era restrito e até mesmo assistido por um guarda! Mais tarde, a medicina moderna mostrou que a planta não era de fato incrível …
- O Mar Interior é uma lagoa de água do mar ligada ao mar por um túnel de 80 metros de comprimento sob altas falésias. É o local perfeito para nadar com crianças, pois a água é calma e mais quente do que em outros lugares.
- O Buraco Azul é um famoso local de mergulho em Gozo. Você mergulha no buraco e então alcança o mar através de um arco subaquático de 7 metros. Vou contar mais sobre esse lugar abaixo, na seção de mergulho.
Se você realmente gosta deste programa de TV, definitivamente deveria reservar a visita guiada aos locais de filmagem de Game of Thrones.
Seus guias para o dia serão Malcolm e sua equipe: todos eles participaram das filmagens e poderão contar muitas histórias sobre seu programa favorito!
Você pode reservar aqui:
3. Basílica Ta’Pinu
Não há lugar como esse! Esta impressionante construção está localizada no meio do nada, perdida em um oceano de colinas com o mar no fundo.
A esplanada com seus mosaicos e estatutos combinados com a paisagem ao redor é perfeita para uma ótima foto de lembrança!
A basílica é também um importante local de peregrinação para o povo maltês. Tudo começou em 1883, quando uma mulher da aldeia ouviu a voz da Virgem Maria vinda do que era então apenas uma capela.
Vários milagres se seguiram, então os aldeões decidiram construir uma igreja maior para honrar a Virgem Maria.
A Basílica Ta’Pinu foi concluída em 1931. Ambos os Papas João Paulo II e Bento XVI vieram para lá para orar. Você também pode ver a capela original, localizada logo atrás da basílica.
Mesmo sendo mais simples que outras igrejas maltesas, o interior da Basílica de Ta’Pinu é uma obra-prima arquitetônica pura. O dossel de mármore, os mosaicos, os vitrais e as deslumbrantes esculturas de pedras de Malta valem bem a pena.
Você também poderá visitar a galeria ex-voto: todas as cartas, retratos e vários objetos deixados por pessoas para honrar os milagres da Virgem Maria são mantidos lá.
Além da visita desta obra arquitetônica, você pode desfrutar de uma curta caminhada com um caminho marcado em frente à basílica.
Possui numerosos estatutos ao longo do caminho, simbolizando as estações da cruz. Depois de ter alcançado o topo de uma colina, você pode apreciar a maravilhosa vista sobre Gozo e seus arredores.
4. Salinas Marsalforn
As Salinas Marsalforn é o meu lugar favorito em Gozo, eu recomendo adicioná-lo ao seu roteiro.
Para alcançar as salinas, você terá que passar por Marsalforn. Durante o verão, este é um destino de cidade de praia top para os moradores e turistas.
Vamos ser honestos, eu pessoalmente não acho esta cidade muito interessante: há lugares mais agradáveis em Gozo para nadar ou ficar em!
No entanto, se você continuar a oeste de Marsalforn, chegará às salinas de 350 anos. É uma área de passeio maravilhoso que se estende por 3 km.
As salinas ainda são exploradas hoje por várias famílias, especificamente entre maio e setembro, quando o sal é colhido. Durante a alta temporada, você pode comprar alguns de fornecedores na beira da estrada.
A única maneira de entrar na água é descer as escadas esculpidas no penhasco. Quando chegar lá, você se encontrará em águas cristalinas. É um local de natação muito especial, também popular para mergulho
5. Ramla Bay e outras praias em Gozo
A Baía de Ramla é a maior e mais bela praia de areia em Gozo, graças à sua areia vermelha. Algumas pessoas até consideram a melhor praia de Malta! Não há necessidade de dizer que é muito lotado durante o verão.
É muito fácil chegar lá, você pode estacionar ao lado da praia no estacionamento gratuito. Além disso, a profundidade da água é muito gradual e é protegida, tornando a praia perfeita se você tiver crianças.
A praia também tem várias comodidades: um restaurante, uma cafeteria, sorveterias e banheiros públicos. Você também pode alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis.
No entanto, se você está procurando por opções menos turísticas, recomendo estas 3 praias em Gozo:
- Baía de San Blas: uma pequena baía localizada perto da aldeia de Nadur. É um local encantador com areia ocre e pedras grandes. A água é rasa e muito clara. Você só pode acessá-lo a pé. Cuidado com o caminho de volta, é muito difícil!
- Dahlet Qorrot: também perto de Nadur, Dahlet Qorrot fica na praia de seixos, muito popular entre os habitantes locais.
- Hondoq Ir Rummien: uma pequena praia em frente a Comino. Você pode alcançá-lo da aldeia de Qala.
6. Caminhadas em Gozo
Gozo é um ótimo lugar para caminhar. Existem vários caminhos ao longo da costa, quase todos ao redor da ilha. Eles são trilhas muito tranquilas, totalmente adequadas para iniciantes.
Algumas partes, especialmente ao longo das falésias, podem ser um pouco perigosas, por isso tenha sempre cuidado. Não se esqueça de usar caminhadas ou sapatos confortáveis, pois você provavelmente passará por áreas rochosas.
A melhor estação de caminhada é do outono até a primavera, quando as colinas são verdes e as flores desabrocham. Evite julho e agosto porque está muito quente, não há sombra e a paisagem é bem seca.
Os caminhos não estão marcados, por isso recomendo que você adquira a coleção de 10 livros detalhados sobre caminhadas. Você pode baixá-los aqui gratuitamente (formato PDF).
Você também encontrará o PDF Gozo Coastal Walk : ele sugere um roteiro ao redor de Gozo pelos caminhos costeiros, com todas as informações que você pode precisar para planejar suas caminhadas (distância, duração, nível de dificuldade).
Para descobrir as mais belas paisagens secretas de Gozo, você deve optar por fazer uma caminhada com um guia local.
Paul, seu guia, mostrará seus lugares favoritos enquanto conta mais sobre a cultura local. Ele é super amigável, então você certamente terá um dia incrível!
Para reservar, é simples, basta clicar no botão abaixo, terá a escolha entre:
- 2h de caminhada em Gozo
- Caminhada de dia inteiro em Gozo
7. Templos de Ggantija
O complexo do templo megalítico Ggantija está localizado em Xaghra, East of Victoria. Este Patrimônio Mundial da Unesco é mais antigo que as pirâmides egípcias e Stonehenge!
“Ggantija” significa “gigante” em maltês. As pessoas de Gozitan estavam convictas de que apenas gigantes poderiam ter sido capazes de carregar e reunir tais rochas massivas.
Alguns deles pesam mais de 5 toneladas e têm 5 metros de comprimento. Mesmo hoje, ninguém sabe ao certo como as rochas chegaram lá, então estou inclinado a acreditar na teoria dos gigantes, é a mais legal!
O site é composto de dois templos: o sul e o norte. Ambos formam um vasto complexo de 40 metros de comprimento e 6 metros de altura. É o maior complexo megalítico que você encontrará em Malta.
Há também um pequeno museu com informações adicionais sobre o local e artefatos encontrados lá.
8. Falésias de Ta’Cenc
As falésias de Ta’Cenc estão localizadas ao sul de Victoria, em Sannat.
Como não é muito fácil de encontrar, deixe-me contar a você a melhor maneira de chegar lá:
- Primeiro, vá para a Praça Sannat
- Em seguida, siga as indicações para o Ta’Cenc Hotel.
- De lá, pegue a estrada à esquerda da entrada para chegar à beira de Ta’Cenc Cliffs.
Você encontrará à direita um caminho agradável ao longo das falésias, a 130 metros acima do nível do mar. É impressionante! Definitivamente um dos melhores lugares para visitar em Gozo durante as suas férias.
A melhor maneira de descobrir as falésias é com certeza com um passeio de Segway por todas as estradas! Sam, seu guia, cuidará de tudo e você terá uma noite inesquecível!
Você pode reservar clicando aqui:
9. Mergulhar em Gozo
Graças aos seus recifes e cavernas, Gozo é uma ilha renomada para mergulho.
As condições de mergulho são ideais durante todo o ano, com um mar geralmente calmo, água cristalina e quente. Com muitas opções de mergulho, o Gozo é excelente tanto para mergulhadores iniciantes como experientes.
Os melhores locais de mergulho em Gozo:
- Buraco Azul: vá fundo debaixo d’água através de uma grande chaminé vertical e alcance o mar passando sob um arco. Há também uma grande caverna. Adequado para todos os níveis.
- Rocha do Crocodilo: é o lar de muitas espécies de peixes. garoupas, atuns e barracudas. Adequado para todos os níveis.
- Rocha do Fungo: não há muita vida marinha lá, mas uma bela paisagem com uma caverna, ravinas e paredes verticais. Adequado para todos os níveis.
- Mar Interior: um túnel subaquático de 80 metros de comprimento.
- Reqqa Point: o topo do recife é o lar de garoupas, peixes-escorpiões e a Gruta dos Camarões. Adequado para todos os níveis.
- Rocha Fessej: ideal para mergulho em alto mar
- Naufrágio do MV Karwela: este ferry foi afundado para fins de mergulho
- San Dimitri Point: boas chances de ver enormes cardumes de peixes
- Wied Il Gashri, o melhor lugar para os cavalos-marinhos do mar
- Recife Duplo Arco: uma rocha cortada em 2 arcos, onde você pode ver chocos, polvos e ouriços do mar.
Se você nunca mergulhou, deve realmente tentar mergulhar em Gozo! São apenas 50 euros na melhor escola de mergulho da ilha.
Para reservar, basta clicar no botão abaixo:
E se você estiver motivado para aprender mergulho, pode optar por um curso PADI Open Water de 4 dias. Você pode reservar clicando aqui.
Se você já tem alguma experiência de mergulho e deseja descobrir os melhores locais de mergulho de Gozo, as 2 opções a seguir são as opções perfeitas: “dia – 2 mergulhos” (clique aqui) e “2 dias – 4 mergulhos” (clique aqui).
Durante seus mergulhos, você descobrirá locais incríveis como o famoso “Blue Hole” ou o naufrágio de Mv Karwela com um instrutor profissional.
10. Visitar Comino
De Gozo, você deve ir a Comino, a ilha mais pequena de Malta, com apenas 4 habitantes durante todo o ano.
Você precisa pegar um barco de Mgarr para chegar lá. Os bilhetes de ida e volta são de 10 € e demora cerca de 15 minutos para chegar lá. Durante a alta temporada, você também pode pegar o barco na praia de Hondoq Ir Rummien.
A principal atração em Comino é a Lagoa Azul. Esta bela lagoa de água turquesa é um ótimo lugar para nadar, no entanto, é muito lotado durante o verão.
Lá, você pode encontrar alguns food trucks para o seu almoço, além de banheiros públicos e um hotel. O hotel fica um pouco mais distante da Lagoa Azul: está localizado ao lado da baía de Santa Maria, uma praia de areia mais tranquila. Um lugar muito lindo!
A ilha é tão pequena que tudo é acessível a pé. Por exemplo, você pode subir a torre de Santa Maria e apreciar a vista. Dica rápida: você pode visitar a torre somente se a bandeira estiver levantada.
Como muitos turistas visitam Comino todos os dias, recomendo fortemente que você compre seus bilhetes de barco com antecedência.
Existem 5 maneiras de ir ao Comino, basta clicar nos links laranja para reservar o que melhor combina com você.
De Malta:
1) Opte por uma viagem de um dia a partir de Bugibba (é possível pegar o hotel em Valletta, St Julian’s etc.) ou, se preferir, você pode escolher a viagem Sunset Comino. Eles também oferecem uma terceira versão: Comino + 3 horas em Gozo. É claramente o mais conveniente se você não tem um carro ou não quer dirigir para o norte de Malta!
2) Escolha uma viagem de um dia de luxo a partir de Valletta, com almoço a bordo incluído.
3) Pegue a lancha de Marfa, norte de Malta.
De Gozo:
4) Pegue o barco no porto de Mgarr.
5) Pegue a lancha de Hondoq Ir Rummien (somente alta temporada). Você descobrirá a magnífica baía de Hondoq e sua pequena praia. De lá, você também pode desfrutar de incríveis atividades náuticas!
Do Hondoq, além da transferência direta ao Comino, você também pode optar por uma visita “Comino shuttle + cavernas de Santa Maria”. É a maneira perfeita de descobrir essas belas cavernas marinhas e a costa de Comino! Basta clicar aqui para reservar.
Os melhores esportes aquáticos em Gozo e Comino
Você gosta de esportes aquáticos? Bem, em Gozo, você certamente encontrará muito para desfrutar!
Vamos começar com a lista dos melhores esportes aquáticos com instrutor/guia, e depois conto tudo sobre todas as atividades e aluguéis que você pode encontrar na ilha.
Como sempre, basta clicar nos links laranja ou nos botões verdes para reservar. É muito conveniente!
Esportes aquáticos com instrutor/guia
Stand Up Paddle
Para Stand up Paddle (SUP), os melhores passeios são organizados por Mamo e Pier. Assim como no caiaque, não importa se você é iniciante ou se já experimentou o SUP, vai se divertir muito!
E se você está procurando a melhor experiência de paddle em Gozo, deve realmente optar pela “Experiência diurna e noturna”.
Você começará com um passeio de SUP de 3 horas no final do dia, a partir da baía de Hondoq. Seu guia o levará a uma praia secreta para fazer um churrasco, uma fogueira e acampamento durante a noite!
No dia seguinte, você retornará à baía de Hondoq com seu remo de pé ao pôr do sol.
É uma experiência única que você deve tentar pelo menos uma vez na vida!
Você precisará clicar lá aqui para reservar:
Subwing
Subwing é o novo esporte aquático da moda!
Descubra como é “voar” debaixo d’água com esta nova atividade. Depois de ver o vídeo abaixo, sem dúvida você vai querer reservar sua excursão 😊 (como eu fiz!)
Para reservar, basta clicar no link abaixo:
Jet Ski Safari
E por que não fazer um passeio de Jetski enquanto estiver em Gozo?
Você pode fazer uma visita guiada de 1 hora a Jetski, em um dos lugares mais bonitos de Malta: o sul da ilha de Gozo, perto de Comino!
Snorkeling em Gozo
A melhor maneira de aproveitar é reservar um passeio de mergulho com snorkel com Sam (o mesmo guia local que também faz as caminhadas e passeios de Segway).
Esportes aquáticos e aluguel em Gozo
Além das visitas guiadas que mencionei acima, você pode alugar jetskis, caiaques, stand up paddles, etc … e desfrutar de outras atividades, como tubos, parapente e muito mais!
E o melhor é que você aproveite essas atividades no lugar mais bonito de Malta: ao sul da ilha de Gozo, perto de Comino!
Para tornar tudo simples para você, aqui está a lista de todos os esportes aquáticos que você pode fazer em Gozo. Basta clicar no nome da atividade para reservar.
Actividades aquáticas | Descrição | Preço (De) |
---|---|---|
Subwing | 2x 25 minutos | 59€ |
Snorkeling | 2 horas de snorkeling com guia | 29€ |
Alugar um jet ski | sessões de 20 ou 30 mins | 40€ |
Excursão de jet ski | 1h Excursão de Jet ski com guia | 120€ |
Parasailing | Sessão de 20 minutos | 40€ |
Knee Board | Sessão de 20 minutos | 30€ |
Wake Board | Sessão de 20 minutos | 30€ |
Esqui aquático | Sessão de 20 minutos | 30€ |
Alugar um caiaque | Aluguer de caiaques - Escolha a duração | 5€ |
Bóia rebocada | Sessão de 10 minutos | 10€ |
excursão de stand up paddle | Stand up paddle com guia | 40€ |
stand up paddle ao pôr-do-sol | Stand up paddle com guia ao pôr-do-sol | 40€ |
Dia + Noite paddle | Paddle com guia ao pôr-do-sol + churrasco + acampamento numa praia secreta | 110€ |
Faça uma viagem de barco em Gozo e Comino
Você quer descobrir Malta do mar? Então, o melhor é fazer um passeio de barco pelas partes mais bonitas do litoral!
Estes são passeios privados (haverá apenas o seu grupo) e tudo está incluído no preço (o capitão do barco também, é claro!)
Aqui estão os melhores passeios de barco de Gozo.
Como sempre, basta clicar no nome do passeio para reservar com o melhor preço:
Excursão de barco | Descrião | Preço (De) |
---|---|---|
Passeio de barco Gozo + Comino | Visita a Gozo de Jeep + Almoço + Passeio de barco de 3h a Comino | 85€ |
Passeio de barco privado VIP Gozo + Comino | 3h30 de Excursão de barco privado a Gozo + Comino | 339€ |
Tour privé Gozo + Comino | Passeio de barco privado de dia inteiro a Gozo + Comino | 439€ |
Alugar um barco em Gozo
Você quer alugar um barco para explorar Gozo e Comino? Voce tambem pode fazer isso!
Em Malta, o melhor é que você pode alugar um barco de até 90 HP sem licença de barco.
Simplemente haga clic en los enlaces para ver los barcos disponibles:
Barcos sin licencia (hasta 90HP)
Barcos – Se necesita licencia (más de 90HP)
Basta clicar nos links para ver os barcos disponíveis:
As melhores atividades terrestres para fazer em Gozo
Há muitas maneiras de descobrir as mais belas paisagens de Gozo enquanto se diverte.
Então, aqui estão as melhores atividades para fazer na ilha para uma estadia memorável!
E como sempre, é fácil, basta clicar nos botões e links para reservar as atividades.
Excursão de quadriciclo em Gozo
Um passeio de quadriciclo é a maneira perfeita de descobrir Gozo enquanto faz uma atividade divertida! Também não é muito caro em comparação com outros lugares da Europa.
Existem 2 tipos de excursões: 1/2 dia ou dia inteiro. Nos dois casos, você pode começar de Malta ou Gozo, como desejar!
Você pode reservar seu passeio de quadriciclo de dia inteiro (almoço + passeio de barco de Malta incluído) clicando aqui:
E para o passeio de meio dia, você precisa clicar lá.
Excursão de Segway em Gozo
Um passeio de Segway por todas as estradas também é uma ótima maneira de visitar Gozo.
Esses passeios são organizados por Sam, ele é um guia incrível! Ele mostrará as melhores vistas naturais de Gozo, como salinas de Marsalforn, penhascos de Ta’Cenc ou até lugares super secretos!
Sam é um ótimo professor, portanto, mesmo que seja sua primeira vez, não se preocupe! Ele ensinará tudo para que você se sinta confiante. Você verá que um passeio de Segway é realmente a atividade familiar perfeita para fazer em Gozo.
Visitar Gozo com uma viagem de dia inteiro (de Malta ou Gozo)
Se você não alugou um carro ou prefere visitar Gozo com um guia, pode optar por uma viagem organizada.
O melhor de tudo é que todos eles oferecem uma partida de Malta ou Gozo!
Aqui estão as 6 opções que você tem para sua visita guiada a Gozo:
1) Visitar Gozo de ônibus
Vamos começar com o passeio clássico de um dia: Gozo de ônibus.
O ônibus irá buscá-lo de manhã no seu hotel em Malta e depois o levará a Gozo.
Durante o dia, você descobrirá os melhores lugares para visitar a ilha, como na Citadella, na baía de Dwejra (onde estão localizados o mar interior e o “buraco azul”) ou até a deslumbrante basílica de Ta’Pinu.
2) Passeio de quadriciclo em Gozo
Eu já falei um pouco sobre esses passeios de quadriciclo, mas como eles também podem ser feitos em Malta, vou colocá-los novamente nesta seção:
Se você quiser visitar Gozo em 1 dia enquanto se diverte, pode optar por esta viagem de quadriciclo de dia inteiro!
E você sabe o melhor? O almoço + uma viagem de barco particular de volta a Malta também estão incluídos!
Para reservar, basta clicar aqui:
E para o passeio de meio dia, você precisa clicar aqui.
3) Passeio de jipe em Gozo
Se você não gosta de quadriciclo, talvez deva optar por um passeio de dia inteiro de jipe. Da mesma forma que o passeio de quadriciclo, este também inclui o almoço e o passeio de barco para Malta.
É extremamente popular, então você realmente precisa reservar com antecedência!
Este passeio de jipe também existe na versão “privada”: o jipe será apenas para o seu grupo, não será compartilhado com outras pessoas! Você precisa clicar lá para reservar:
4) Passeio de scooter em Gozo
Outra opção para visitar Gozo em um dia é optar por um passeio de scooter.
Os melhores são organizados por Charlotte: ela é realmente um guia incrível!
Durante sua turnê, ela mostrará os melhores lugares para se visitar na ilha. E para o almoço, ela também o levará a um ótimo restaurante, oferecendo uma das melhores vistas de Gozo!
5) Descobrindo Gozo com um motorista particular
Se você não quer alugar um carro, mas ainda quer descobrir o melhor de Gozo em 1 dia, também pode contratar um motorista particular.
Os melhores passeios são organizados por Darren, do Gozo Taxi Service. Ele ficará muito feliz em criar para você uma turnê inesquecível!
Durante o seu dia, você visitará a maioria dos pontos turísticos mencionados neste artigo, incluindo a cidade de Victoria, os templos de Citadella e Ggantija.
Darren oferece vários passeios, dependendo do que você deseja visitar. Basta clicar nos links laranja para reservar:
- Excursão privada de Gozo: 1/2 dia
- Excursão privada de Gozo: dia inteiro
- Excursão privada em Gozo: dia inteiro + passeio de barco!
- Excursão privada de Gozo à noite
Como se locomover em Gozo?
Aqui estão as 5 maneiras de se locomover em Gozo:
Alugar um carro
Um carro é com certeza a maneira mais rápida de ir de um lugar para outro na ilha. Além disso, não há engarrafamento em Gozo!
No entanto, você deve dirigir com cuidado, pois as estradas não estão em muito boas condições.
Para comparar preços de aluguel de carros em Gozo e Malta, basta clicar no botão abaixo:
Alugar uma scooter ou uma moto
Se você não quiser alugar um carro, pode optar por uma scooter ou uma moto. Você deve reservar com antecedência, porque não há muitos disponíveis!
O melhor lugar para alugar uma scooter / moto é a garagem de Charlotte (sim, a mesma Charlotte fazendo os passeios de scooter de que falei antes!). É simplesmente a melhor agência de aluguel de scooters da ilha.
E você sabe o melhor? Ela pode entregar sua scooter ou moto em seu hotel em Gozo ou no porto, para que você possa recebê-lo diretamente ao chegar em Gozo com a balsa!
Se você quiser, ela também pode entregar seu veículo no porto de Cirkewwa, em Malta. Isso permitiria que você adquirisse uma scooter / moto de uma empresa confiável para a sua estadia na ilha principal!
De qualquer forma, basta escolher onde deseja que seu veículo seja entregue no momento da reserva:
Ônibus público
Em Gozo, as principais aldeias e pontos de interesse podem ser alcançados de ônibus.
No entanto, muitas vezes você precisará voltar para Victoria (capital de Gozo) para mudar de linha de ônibus, para que perca muito tempo. Além disso, prefiro avisá-lo: os ônibus nem sempre estão no horário e costumam estar cheios durante a alta temporada!
Ônibus turístico hop-on hop-off
O ônibus turístico Hop-on Hop-off é uma boa opção se você não tiver muito tempo e não quiser dirigir. Esses ônibus estão parando nos melhores pontos turísticos da ilha.
Você pode sair do ônibus (e voltar para dentro!) quando quiser, por isso é realmente conveniente visitar apenas os lugares de seu interesse.
Optar por uma visita guiada
Como eu disse anteriormente, você também pode visitar Gozo com uma excursão organizada.
As partidas são de Malta e Gozo (sua escolha!), Por isso é muito conveniente. Você pode ir para a seção de visita guiada deste guia clicando aqui.
Quantos dias para visitar Gozo?
Pelo menos dois dias são necessários para contornar Gozo. E se você quiser realmente explorar a ilha, você deve ficar lá 3 dias inteiros.
Siga os meus itinerários abaixo para aproveitar ao máximo a sua estadia!
Visitar Gozo em 1 dia
Aqui está a melhor maneira de visitar Gozo em um dia:
- Explore a Victora e a Citadella
- Pausa para o almoço
- Dirija-se ao Dwerja para ver a área da Janela Azure, a Rocha do Fungo, o Mar Interior e o Buraco Azul.
- Visite a impressionante Basílica Ta’Pinu
- Dê um passeio nas Estações da Cruz em frente à basílica e desfrute da vista de 360 ° sobre Gozo
Visitar Gozo em 2 dias
Por 2 dias em Gozo, consulte o meu guia de 1 dia acima e adicione o segundo dia:
- Um agradável passeio ao longo das salinas em Marsalforn
- Explorar a enseada Wied Il Gashri
- Pausa para o almoço
- Dê um mergulho na Baía de Ramla, a mais bela praia de areia de Malta. Você também pode ir para a baía de San Blas, uma praia menor, mas igualmente agradável
- Assista ao pôr do sol nas falésias de Ta’Cenc
Visitar Gozo em 3 dias
Se você pretende passar 3 dias em Gozo, faça o seguinte para o seu 3º dia na ilha:
- Passe a manhã em Comino e vá para a Lagoa Azul
- Pausa para o almoço
- Na parte da tarde, aproveite o tempo relaxante na praia ou faça uma caminhada em uma das muitas trilhas da ilha.
Onde ficar em Gozo
- Guesthouse Bambina: Casa de hóspedes localizada em Xaghra, 10 min a pé da praia. Moderno com um quarto duplo zen vibe a partir de 75€/noite. Melhores características: casa surpreendente com uma piscina e uma excelente vista sobre Gozo, funcionários simpáticos, acesso direto à praia, muito bom valor. Meu favorito em Gozo! Reserve cedo!
- Casa Gemelli Boutique Guesthouse: Encantador hotel localizado em Victoria, a capital de Gozo. Quarto duplo totalmente renovado a partir de 90 €/noite, pequeno-almoço incluído. A decoração é uma mistura de moderno e tradicional. Melhores características: localização central, perto de todas as paragens de autocarro, pequeno-almoço caseiro, funcionários simpáticos e prestativos.
- The Duke Boutique Hostel: Localizado no centro de Victoria. Quarto duplo muito espaçoso e confortável a partir de 100€/noite, pequeno-almoço incluído. Melhores características: localização, excelente cama, vista para o terraço, ótimo café da manhã com muitas opções, excelente equipe, alguns quartos têm uma banheira de hidromassagem na varanda.
- Kempiski Hôtel San Lawrenz: Este hotel de luxo está localizado em San Lawrenz, perto do Mar Interior e da Basílica Ta’Pinu. Espaçoso e moderno quarto duplo com varanda a partir de 130€/noite. Café da manhã por um adicional de 25 €. Melhores características: vista incrível, enormes piscinas, piscina coberta, estacionamento gratuito, excelente café da manhã, spa agradável. É simplesmente o melhor hotel em Gozo.
Onde comer em Gozo
- Mekren Bakery : Localizado em Nadur, esta padaria é famosa por suas pizzas e ftiras (pizza maltesa). Tentamos a salsicha maltesa e queijo de cabra Gozo ftira, tão gostoso! Um ftira custa entre 5 € e 8 € e pode alimentar até 4 pessoas. Eles só fazem comida para viagem. Não procure uma loja real, você pede diretamente na padaria.
- Country Terrace: O terraço tem uma excelente vista sobre Comino e Malta. Os melhores pratos são os pratos de peixe (muito fresco) e o vinho é muito bom. Porções boas a preços acessíveis.
- Oleander: Localizado em Xaghra, mesmo em frente da igreja. Os restaurantes oferecem saborosa culinária local, feita com produtos frescos. Os pratos são generosos e bem apresentados. Excelente valor para o dinheiro.
Como chegar a Gozo
Bem, não é muito complicado ir para Gozo, pois há apenas uma maneira de chegar lá: a balsa.
De Malta, você precisa ir ao porto de Cirkewwa, no norte da ilha. A balsa de Gozo parte de lá!
Você pode ir lá com seu carro alugado e trazê-lo para Gozo na balsa (é permitido). E se você não tiver um carro, o ônibus X1 do aeroporto vai para Cirkewwa.
Como o ônibus não é muito rápido (leva cerca de 1h30 com muitos desvios e paradas), sua outra opção é pegar um táxi. Nesse caso, você deve entrar em contato com Darren, do Gozo Taxi Service. É simplesmente o melhor serviço de táxi da ilha!
- Do aeroporto à balsa: 30 a 40 minutos por 30 €
- Do aeroporto ao seu hotel em Gozo: 55 €
O motorista estará esperando por você no saguão de chegada, com seu nome em uma placa. Entre no carro e ele o levará ao píer.
Para reservar, basta clicar aqui:
Depois de chegar ao cais, basta ir com o fluxo. O embarque é muito rápido e bem organizado (como em Gozo). Você não precisa pagar nada no caminho para Gozo. Você só paga pela viagem no caminho de volta.
Custa 20 € para 2 pessoas e 1 veículo. O preço para apenas uma pessoa é de cerca de 5 €.
A balsa parte a cada 30 minutos e a viagem demora cerca de 20 minutos. Vá no convés para apreciar a vista!
Dentro da balsa, você encontrará uma cafeteria e uma loja de revistas e lembranças. Há também wi-fi gratuito e banheiros a bordo.
Uma vez que você chega em Gozo, não espere para chegar ao seu carro como você pode ficar no caminho de outros carros tentando sair.
Minhas impressões de Gozo
Eu amei a ilha de Gozo por causa de sua vibração rural e autêntica. Também é muito pacífico e os habitantes locais são amigáveis, uma verdadeira zona sem estresse.
A natureza é bastante intocada e realmente impressionante. Meus favoritos pessoais são as salinas em Marsalforn e na baía de Dwerja, onde estão localizadas a Rocha do Fungo e a Janela Azure (RIP).
Também é um ótimo destino se, como eu, você gosta de caminhar ao longo do mar.
Mapa turístico em Gozo
Para ajudar você a ter uma ideia melhor de onde é o quê, eu fiz um mapa turístico de Gozo. Você pode exibir a legenda do mapa clicando no botão superior esquerdo, aquele com uma pequena seta sobre ele.
E você, o que pretende visitar em Gozo?
Você está viajando por Malta? Esses artigos vão te ajudar!
Explore todos os nossos artigos sobre Malta: Todos os artigos do Voyage Tips sobre Malta estão listados aqui.